domingo, 9 de maio de 2010

NOS SOLARES E CASAS-GRANDES, UM INESTIMÁVEL LEGADO

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




Fazenda do Pouso Alegre - Angustura, que nessa época, pertencia a Família do Cel.Antônio Pereira de Jesus e sua esposa, Dona Bernardina do Carmo de Aguiar Pereira - Dona Sinhá.

Revisitando um dos períodos de maior riqueza de nossa história, o ciclo do café, podemos vivenciar, nas construções de estilo colonial, neoclássico e eclético das casas-grandes que ainda resistem a riqueza e opulência de uma época marcante de nosso município, região e do próprio Vale do Paraíba, o qual fazemos parte.
Inicialmente, as construções eram simples e mesmo rústicas, dadas as dificuldades para aquisição de material e a carência de mão-de-obra especializada.
Com a vinda da família real para o Rio de Janeiro, aqui também chegaram novas idéias, ainda mais naquela época, em que nossa região estava em formação e, entre outros artífices, marceneiros e mestres em cantaria. Deve-se a estes últimos um toque a mais de requinte no acabamento de portas e janelas.
O estilo colonial característico do Brasil do século dezenove é bem evidente e não impediu, entretanto, que se concretizasse uma certa influência gótica. O neoclássico é bem representado na sede da Fazenda da Barra do Peixe, em Além Paraíba, construída pelo Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca. Datam também desse período construções com traços bem diversos como o da Fazenda do Serrote (Hotel-Fazenda) na cidade de Santo Antônio do Aventureiro, cuja sede se assemelha a um chalé europeu e, caso de fato à parte a Fazenda do Lordello, no vizinho distrito de Sapucaia – Jamapará que pertenceu ao Ministro do Império Marquês do Paraná, palacete em estilo mourisco: suas janelas são emolduradas com ladrilhos decorativos e arcos de pedra lavrada, e suas portas internas contam com pinturas originais, trabalhadas com vidros decorados e coloridos. Evidencia-se, nessa edificação, a atração pela diferença. O estilo palaciano e ou de palacete está bem representado na Fazenda do Retiro, construída pelo Cel. Oscar de Figueiredo Teixeira Côrtes, também em Além Paraíba.
Esse apogeu proporcionado pelo café, trouxe muitos benefícios para nossa cidade e região: a ferrovia, construções de igrejas, escolas, energia elétrica, as indústrias, etc.
Mas as terras degradadas, cafezais envelhecidos ou consumidos por freqüentes pragas levaram a quedas sucessivas de produção do café. Os fazendeiros, com seus bens hipotecados aos Bancos, onde constavam valores de cativos teve, por fim, o golpe derradeiro com a abolição e, assim, os grandes donos de terras, cafezais e escravos, deixaram apenas como testemunhos daqueles dias de fastígios seus solares, suas casas-grandes com sua riqueza de arquitetura que jamais terá paralelo na história.

Fonte: Adaptação do texto de Coffe Plantation Houses – Museu do Café.

 Fazenda Castelo - Além Paraíba MG
Fazenda Castelo - Além Paraíba MG

Fazenda Fortaleza - Além Paraíba, MG

Fazenda Ouro Fino - Além Paraíba, MG

Um comentário:

  1. Bem dizia H. Rousso que o atributo mais imediato da memória é "garantir a continuidade do tempo e permitir resistir à alteridade, ao tempo que muda, as rupturas que são o destino de toda vida humana; em suma, ela constitui – eis uma banalidade – um elemento essencial da identidade, da percepção de si e dos outros”.

    Belo trabalho esse que você vem construindo, Mauro!!
    Parabéns e obrigada!!!

    ResponderExcluir