sábado, 11 de junho de 2011

RICARDO BINATO – Um industrial Italiano em Além Paraíba

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




O italiano Ricardo Binato, foi um dos propulsores do desenvolvimento de Além Paraíba na primeira metade do século vinte.
Em 4 de maio de 1874, na pequena cidade de Cavarzea, Província de Veneza, Itália, nasceu Ricardo Binato. Era filho de Guilherme Binato. Chegou ao Brasil 1896, em companhia da esposa Cecília Zane Binato e do filho Primo Binato. Cecília nasceu em 10 de março de 1875, também na Itália, e era filha de Giovani Zane e Isabel Sable.
Tiveram os seguintes filhos: Primo Binato, casado com Antonieta Perácio; Aquiles Binato, casado com Maria da Conceição Madeira Binato; Noemia Binato Bessa, casada com Miguel Bessa; Doroteu Binato, casado com Olga Gadas Binato; Jandira Binato Araújo, casada com Adalberto Araújo; Odeth Binato Urso, casada com Jarbas Urso; Edith Binato Bastos, casada com Astolpho Bastos; Núbio Binato, casado com Adalgisa Pagano Binato e Lourdes Liberato; Wanda Binato de Castro, casada com Alceu de Castro; Angenor Binato, casado com Maria José Amoreli Binato (após o falecimento de seu esposo, casou-se com Zico Laroca); Walter Binato, casado com Helena Teixeira Soares; Nair Binato Nogueira, casada com José Nogueira; e Wandir Binato, que faleceu com a idade de três anos.
Chegando ao Brasil, o casal fixou residência em Volta Grande, na época distrito de Além Paraíba, onde foi colono na fazenda do Dr. Joaquim dos Reis Junqueira e de sua esposa Baby Monteiro de Castro Junqueira. Mais tarde mudaram para Além Paraíba, ele à procura de um meio mais adiantado para exercitar sua incontida atividade de artífice inteligente, ingressando nas oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Leopoldina. Depois de servir nesta estrada de ferro, durante dezesseis anos, com modelar aplicação ao trabalho, com a exata compreensão de seu dever profissional e cuidadoso desempenho de sua missão. Ricardo Binato deixou aquelas oficinas e começou a trabalhar por conta própria em variados trabalhos de sua especialidade, num esforço para progredir e vencer.
Trazia de sua pátria como propulsor de seu destino, um profundo amor ao trabalho, uma grande vontade de vencer e uma rígida obediência à disciplina e à ordem. Especializou-se, desde logo, nos trabalhos hidráulicos de captação e canalização de água potável, em cuja execução granjeou justo renome pela sua habilidade técnica e decidida aplicação no desempenho dos serviços que lhe fossem entregue. Realizou com êxito indiscutível os trabalhos de capacitação de águas das diversas cidades de Argirita, Santo Antônio do Aventureiro e Leopoldina.
Em 1915, de sociedade com o italiano Miguel Laroca e depois com Hermes Machado, fundou a Oficina Mecânica São Geraldo ou Binato Ricardo, que durante décadas se constituiu em uma das mais sólidas e importantes organizações empresariais de Além Paraíba e região.
Ricardo Binato faleceu em 09 de setembro de 1936, vítima de um colapso cardíaco, na cidade de Além Paraíba. Sua esposa, Cecília Zane Binato viveu até o dia 26 de dezembro de 1960.

13 comentários:

  1. Caríssimo Mauro,
    Tenho ancestrais em Além Paraíba. Meu pai e avô são daí. Tenho ainda outros parentes. O fato é que gostaria muito de obter mais informações sobre minhas origens. Meu avô chamava-se DURVAL BORGES e casou-se com Leocádia Barcellos. Vi que no seu Blog só há uma menção a família Borges, no que diz respeito a uma doação de um terreno. Será que você teria, por acaso, mais informações ou ao menos dizer-me onde buscá-la??
    Grato,
    João Marcelo Pereira Borges

    ResponderExcluir
  2. muito interessante ler sobre a história da minha família.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Mauro pelo seu blog! Adoro acompanhar as suas anotacoes e pesquisas!
    Sou filha do Almir Faria e Itala Curty Faria.
    Um abraco grande !

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber mais sobre a história de Binato Ricardo, meu bisavô, e o quanto ele contribuiu para o progresso de Além Paraíba.
    Muito obrigado.
    Sergio Ricardo Dib Binato
    (Filho de José Ricardo Binato)

    ResponderExcluir
  5. SOU A NETA MAIS NOVA DE BINATO RICARDO.SOU FILHA DE ODETTE BINATO URSO,CASADA COM JARBAS PIRES URSO E ME SINTO ORGULHOSA E ENVAIDECIDA DE PERTENCER A FAMILIA BINATO.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Mauro pela pesquisa sobre nossa família.Muita coisa desta história eu já sabia, mas muitas outras aprendi agora.
    Sou Cecilia Carolina Binato Villela Pedras, filha de Nubio Binato e Lourdes Lberato.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA MAURO, POR SE INTERESSAR PELA HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA. MUITAS COISAS EU JÁ SABIA, MAS OUTRAS APRENDI COM SUA PESQUISA.
    SOU CECILIA CAROLINA BINATO VILLELA PEDRAS, FILHA DE NUBIO BINATO E LOURDES LIBERATO.

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA MAURO!
    SOU REGINA CELIA BINATO SARTORELLO VIERA MORAES FILHA DE IDA BINATO SARTORELLO VIEIRA.
    QUE ERA FILHA DE GIUSEPHINA BINATO SARTORELLO, CASADA COM DANTE SARTORELLO E IRMÃ DE RICARDO BINATO.SOU MUITO GRATA À VOCÊ,POR TODA ESSA PESQUISA SOBRE NOSSA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA MAURO!
    SOU REGINA CELIA BINATO SARTORELLO VIERA MORAES FILHA DE IDA BINATO SARTORELLO VIEIRA.
    QUE ERA FILHA DE GIUSEPHINA BINATO SARTORELLO, CASADA COM DANTE SARTORELLO E IRMÃ DE RICARDO BINATO.SOU MUITO GRATA À VOCÊ,POR TODA ESSA PESQUISA SOBRE NOSSA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  10. Mauro, sou bisneta de Cecília Zane Binato e Ricardo Binato, neta de Nair Binato Nogueira e filha de Devanir Binato Nogueira. Conheci vovó Cecília e a maior parte dos meus tios avós e primos, pois cresci passando férias com a família e guardo lindas lembranças de todos. Obrigada pelo resgate da história do vovo Ricardo e vovó Cecília e por poder ver meus familiares se manifestando. Tenho um filho que carrega o sobrenome Binato, pois tem nome do meu pai. Grande abraço Sandra de Oliveira Nogueira

    ResponderExcluir
  11. Valeu Mauro, pela pesquisa da minha família.Sou seu amigo Paulo Cezar Binato Bastos Júnior , neto de Edith Binato.Segui à tradição da família e contribuí com mais três filhos que carregam o sobrenome Binato: Paulo Cezar Neto , João Arthur e Maria Beatriz.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. uma das primeiras a deixar de existir, por incapacidade de nossos governantes, Eh Binato, quantos desempregados na epoca, a Zamboni, vai apenas ser mais uma, Saudades

    ResponderExcluir
  13. uma das primeiras a deixar de existir, por incapacidade de nossos governantes, Eh Binato, quantos desempregados na epoca, a Zamboni, vai apenas ser mais uma, Saudades

    ResponderExcluir