sábado, 18 de junho de 2011

FALECEU DR PAULO DA FONSECA - FUNDADOR DO HOSPITAL SÃO SALVADOR - ACONTECEU EM 1933

Por Mauro Luiz Senra Fernandes


Publicado em 6 de agosto de 1933 - Além Paraíba

Residência do Dr. Paulo da Fonseca no Rio de Janeiro

Dr. Paulo da Fonseca – Fundador do Hospital São Salvador em Além Paraíba

“No Rio, onde residia, há anos e exercia o cargo de médico da Hospedaria dos Imigrantes, faleceu, no dia 30 do p. passado mês de julho, o ilustre clinico cujo nome epigrafa estas linhas.
O saudoso extinto residiu durante muitos anos em nossa cidade, onde, por suas grandes qualidades de espírito e coração, conquistou a estima e consideração de nosso povo.
Clínico conceituado, coração aberto ao bem, espírito dedicado as grandes realizações, gozou o ilustre extinto, no nosso meio, de real e merecido prestígio, que elevou a direção política e administrativa do município, como presidente da Câmara Municipal.
Aqui fundou o Dr. Paulo da Fonseca o Hospital São Salvador, este monumento de caridade, verdadeiro padrão das glórias e dos bons sentimentos do povo alemparaibano. Para fundá-lo, enfrentou o saudoso extinto, com atoicismo, com a energia e a tenacidade que só possuem os grandes iluminados, todas as dificuldades, todos os obstáculos, certo da vitória que conseguiu e o sagrou, para todo o sempre, no coração do nobre povo desta terra. Ainda na sua administração enfrentou o grande problema da canalização da água potável, dotando a nossa cidade com esse grande melhoramento.
Aqui contraiu núpcias com a Exma. Senhora d. Elisa Duarte do Rego Fonseca, pertencente a distinta família do nosso município.
Foi um dos mais dedicados adeptos do regime republicano, por cujo advento trabalhou, com denodo e abnegação ao lado dos mais destacados republicanos históricos.
Em 1915, o saudoso extinto transferiu a sua residência para o Rio, a fim de exercer o cargo de médico da Hospedaria dos Imigrantes, para o qual foi nomeado pelo Governo Federal.
Era natural, portanto, que Além Paraíba, recebesse como recebeu verdadeiramente compungida, a triste nova do falecimento do Dr. Paulo da Fonseca, cuja memória tem, em cada peito alemparaibano, uma homenagem de respeito e gratidão.
Os restos mortais do ilustre morto foram sepultados no Cemitério de São Francisco de Paula, com grande acompanhamento.”


Fonte: ALÉM PARAHYBA – Jornal de 1933

Nenhum comentário:

Postar um comentário