sexta-feira, 17 de junho de 2011

VITTÓRIO MOSCON – CONDECORADO PELO GOVERNO ITALIANO COMO HEROI DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Por Mauro Luiz Senra Fernandes



Em 1971, o imigrante italiano radicado em Além Paraíba, o Sr, Vittório Moscon foi agraciado pelo Governo Italiano com a condecoração da “Ordem de Vitório Vêneto”, no grau de “Cavalheiro” e as medalhas de Ouro e Bronze pelos serviços de guerra prestados na Primeira Grande Guerra ao Exército Italiano.
O diploma e as medalhas foram entregues pela Embaixada Italiana no Rio de janeiro e, em comemoração, foi reunida toda a família Moscon.
Vittório Moscon nasceu em Treviso (Vêneto), norte da Itália, em 7 de dezembro de 1894. Era filho de Giuseppe Moscon e Luigia Feletti Moscon e lá trabalhou na Fabrica de Papel Cartiera Reali até a época de servir o exército.
Quando estava terminando esse período, iniciava-se a Primeira Guerra Mundial – 1914/1918 – e novamente foi convocado para as fileiras do Exército Italiano, servindo na infantaria de 25 de março de 1915 até 8 de janeiro de 1919. Participou de várias batalhas, tendo numa delas ficado ferido e, em outra sido feito prisioneiro, ocasião em que perambulou pela Europa Central como trabalhador prisioneiro.
Terminando a guerra, voltou a trabalhar na indústria papeleira italiana, época em que realmente definiu a profissão que abraçaria e que permitiu que se candidatasse no Consulado a uma vaga na emigração para o exterior, como técnico. Trabalhou em diversas fábricas de papel em máquinas contínuas de 1919 até 15 de setembro de 1924, quando emigrou para o Brasil.
Casou-se ainda na Itália com Amabile Girolami Moscon, filha de Gino Girolami e Juseppinna Sacali, em 7 de março de 1924.
Chegando ao Brasil, foi para a cidade fluminense de Mendes, onde trabalhou até 1930, ocasião em que se transferiu para Além Paraíba. Em Mendes nasceram os filhos: Ormes Moscon, engenheiro da “Companhia Siderúrgica Nacional”, foi casado com Afife Verdini Moscon; e Otelina Moscon Puntel, foi casada com o industrial Sócrates Ricardo Puntel.
A família se adaptou bem em terras alemparaibanas, vivendo um período de muita felicidade, sendo aumentada com a chegada do terceiro filho: Antônio Oswaldo Moscon engenheiro na cidade de Salvador, Bahia, casado com Marinice Braga Moscon.
A partir de 1933, Vittório Moscon recebeu diversos convites para ir trabalhar no exterior: México, Uruguai e, principalmente, para a Argentina. Porém, uma oferta de um contrato mais generoso por parte do então presidente da S.A. Fabrica de Papel Santa Maria, o também italiano José Mercadante, evitou que mais um deslocamento acontecesse. Em seu lugar, foi para a Argentina o primo Arturo Moscon, que mais tarde levou para lá sua mãe e o irmão Pedro, tendo ficado na Itália o irmão Ricardo.
A Fábrica de Papel Santa Maria prosperava, melhorando a qualidade do produto industrializado e também a quantidade produzida pela compra da segunda máquina em 1937. Nasceu, então, a quarta filha do casal: a Professora Luigia Joseppina Moscon Ribeiro, que foi casada com Nilson Joaquim Riberio.
Em 1940, a fabrica monta a sua máquina Nº 3, aumentando ainda mais a produção e proporcionando mais desenvolvimento. Neste ano nasceu sua última filha, Maria José Moscon Faria, casada com o desembargador Dr. Francisco Eugênio Rezende de Faria.
Por lei da Câmara Municipal de Além Paraíba, Vittório Moscon recebeu o título de cidadão alemparaibano, o que aumentou ainda mais o orgulho de ter escolhido Além Paraíba como sua segunda pátria e aqui permanecesse até a sua morte, no dia 25 de abril de 1983.
Amabile Girolami Moscon

4 comentários:

  1. Olá Mauro,
    mais uma vez te parabenizo, que resgate! Sr. Vittório Moscon, mais conhecido como Sr. Moscon. Quanta História eu ouvi contada por ele e as vezes traduzidas por sua esposa Dona Amabile, devido ao seu sotaque e ainda crianças ficavamos encantados com suas histórias. Avó de nossos amigos Nilsinho e Luciano. Agora Engenheiros Nilson e Engenheiro Luciano Moscon Ribeiro, pessoas amigas e amadas.

    ResponderExcluir
  2. olá,
    é isso ai a família Moscon é gente fina, minha mãe chamava se Anilda Moscon filha de Fioravante Moscon, gostaria de saber se é possivel através do grau de parentesco, conseguir documentos de sidadânia Italiana me nome é Bento Stoco, filho de Ilário Primassoni Stoco e Anilda Moscon Stoco, por favor aguardo deferimento, bentocapixaba_2100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal! A familia do meu namorado pertence a FAMILIA MOSCON. Meu sogro e meu namorado tem dupla cidadania (Brasil e Italia)

    Grande parte dessa parte dos Moscon foram para uma colonia italiana no Espirito Santo e ate hoje moram la...

    ResponderExcluir
  4. Olá eu sou Elizete Moscon,bisneta de Bernardo Moscon, casado com Ângela cremasco, que teve um filho chamado Vitorio Feliciano Moscon, casado com Rita Menon que são meus avós. Meu pai se chama Bernardino Moscon. Gostaria de saber se vcs conhecem alguém desta família que conseguiu cidadania Italiana?? Se possível entrar em contato comigo por e-mail que e: moscon_thom@hotmail.com Ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir