quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FAMÍLIA MARTINS FERREIRA E FRANCISCO MARTINS FERREIRA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




Francisco Martins Ferreira nasceu no Distrito de Angustura – Além Paraíba, MG, em 1856 e foi batizado em 15 de janeiro de 1856, era filho do Tenente Coronel Joaquim Martins Ferreira e Maria Esméria Carvalho Leite.

Seu pai Tenente Coronel Joaquim Martins Ferreira, foi grande fazendeiro no Município de Além Paraíba, proprietário de grande fortuna e recusou a receber o Título de Baronato.

Seus avós paternos eram o Capitão Felix Martins Ferreira e Anna Gonçalves Cruz e seus avós maternos eram Antonio Gomes de Carvalho e Maria Josepha de Souza.

Seus irmãos:

Joaquim Martins Ferreira nasceu em 1842 e casou-se com Virgínia Amália Vidal Leite Ribeiro; Carlos Martins Ferreira nasceu em 1844; Custódio Ferreira Martins nasceu em 1846; Maria Martins Ferreira nasceu em 1848; Francisca Bernardina nasceu em 1850 e casou-se com Gabriel Villela de Andrade; Félix Martins Ferreira, proprietário da Fazenda Araribá em Angustura, nasceu em 1852 e casou-se com Heliodora Pinheiro Corrêa Lacerda; Lindolpho Martins Ferreira, nasceu em 1854; Ernestina Martins Ferreira, nasceu em 1858; e Gabriel Martins Ferreira, nasceu em 3 de dezembro de 1859, casou-se Maria Gabriela Villela de Andrade, filha de Casemiro Villela de Andrade e Cândida Cardoso Villela;

A fotografia foi tirada por volta de 1909, Francisco Martins Ferreira em frente a sua casa na Rua Desembargador Izidro – Tijuca – Rio de Janeiro.


Aparecem sua esposa Gabriela Andrade de Botelho, filha de Tomé Inácio Botelho e Ana Ribeiro de Andrade; Francisco Martins Ferreira, os filhos Otília, Décio, no colo Beatriz e Tito junto a Francisco. Acima, Francisco Martins Ferreira Filho, Gabriela, Anna, Maria, Joaquim Martins Ferreira.
 
Carlos Martins Ferreira
 
Francisca Bernardina Martins Ferreira e seu esposo Gabriel Villela de Andrade 
 
Maria Gabriela Villela de Andrade e Gabriel Martins Ferreira

Fonte: Humberto L. Martins Ferreira


36 comentários:

  1. Prezado Mauro,
    Pesquiso a genealogia da família da esposa do cel. Francisco Martins Ferreira e gostaria de dar algumas contribuições. O nome dela é Gabriela de Andrade Botelho e é filha de Tomé Inácio Botelho e Ana Ribeiro de Andrade, conforme apurei em seu registro de casamento com Francisco. Nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Juiz de Fora, em 25.10.1929. Já Francisco faleceu em 1915 no Rio.
    Aproveito a oportunidade para perguntar onde conseguiu a data de nascimento de Francisco, pois tenho anotado como 14.06.1865, em Além Paraíba.
    Desde já agradeço e deixo aqui meus parabéns pela divulgação de Além Paraíba,
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaqel.sou neta de Francisco Martins Ferreia e tenho como data e local de nascimento de meu avo;Alem Paraiba,14/06/1865;falecido no Rio de Janeiro em 14/06/1915.
      Fiquei muito feliz em encontrar notícias da família de meu pai Carlos Botelho Martins,agradreço muito,
      Maria do Carmo

      Excluir
    2. Prezada Maria do Carmo Botelho Martins,
      Como anotei acima, pesquiso a genealogia e história da família Botelho e gostaria de saber mais sobre seu ramo familiar. Deixarei aqui meu e-mail para contato, caso tenha interesse (rcbotelho@yahoo.com).
      Desde já agradeço sua atenção,
      Rafael Botelho

      Excluir
    3. Família de meu pai é martins ferreira é descendente de português?São de ivaipora pr nasceram em Nova América da coluna pr

      Excluir
  2. Olá Mauro,
    estou tentando fazer a árvore genealogica de minha familia. Meu pai Wantuil Joaquim de Souza nasceu em além Paraíba em 24/10/1930 filho de Jose de Souza, portugues... fora isso não sei mais nada... ele dizia ter nascido em Porto novo do cunha.
    Vendo seu blog fique mas confiante em saber mais dados; voce teria como me ajudar?
    Meu pai contava que seu pai (Jose Joaquim/) morreu e minha avó casou -se novamente com Valdevino Viana da Silva ; mas gostaria de começar essa pesquisa com o meu avô....
    Desde já grata de sua ajuda.
    Mônica rodrigues de souza (monicadesouzarodrigues@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Sou Leda Botelho Martins, filha do Tito que aparece na foto junto a seu pai Francisco Martins Ferreira. Devo informar que na legenda estão faltando os nomes de dois dos meus tios ali fotografados: a menina Eulália em pé logo atrás da mãe e Carlos, um dos meninos da direita. Otília é a mocinha sentada e Décio é o outro menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leda Botelho Martins,
      Respondi há pouco o comentário de Maria do Carmo BOtelho Martins sobre meu interesse na família Botelho. Pesquiso sua genealogia e história e gostaria de saber um pouco mais de seu ramo, que, me parece, seria também ligado aos Lustosa. Caso tenha interesse em trocar informações, meu email é rcbotelho@yahoo.com. Desde já agradeço por sua atenção,
      Rafael Botelho

      Excluir
    2. Sou Adriana filha de Amaury Martins Ferreira. Neta de Francisco Martins Ferreira filho. Procuro contato affmferreira@gmail.com.

      Excluir
    3. sou HUMBERTO LUIZ MARTINS FERREIRA,NETO DE GABRIEL MARTINS FERREIRA,QUE ERA IRMÃO MAIS NOVO DO FRANCISCO MARTINS FERREIRA.AMBOS,LOGICAMENTE,ERAM FILHOS DE JOAQUIM MARTINS FERREIRA & MARIA ESMÉRIA DE CARVALHO(LEITE)MARTINS FERREIRA.
      TEM ALGUMA COISA SOBRE OS SEUS ANCESTRAIS PARA ME ENVIAR?TENHO ALGUMA COISA AQUI.
      SAUDAÇÕES,
      humberto l.m.ferreira

      Excluir
  4. Sou Maria do Carmo Botelho Martins,filha do Carlos que é um dos meninos sentados à direita,é o que está entre o Decio e a ,Otília.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Priscila Alves Senra, e estou a procura de meus familiares:
    Segue minhas informações:
    Meu pai chamava Carlos Alberto Guimarães Senra (falecidoa 12 anos)
    Meu avô era José Maria Senra e minha vó Maria Luiza Guimarães Senra, eles são de natural da cidade de Oliveira e Cláudio-MG (mas eu não sei quem é de qual cidade), e depois se mudaram  para são João Del Rei...
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde sou neta de Firmino Martins Ferreira nascido na Bahia filho de Mathias Martins Ferreira e tiburcia de oliveira e que tinham país Dionísio e Simoa era sua esposa.procuro parentescos..ficaria muito feliz se respondesse..

    ResponderExcluir
  7. Legal! Parece que temos parentesco aí tbm sei de laços sanguíneos neste período em Angustura, Mar de Espanha e Maripa.
    Me chama a atenção o nome "Ernestina Martins Ferreira", deve ser um nome tradicional de familia.
    (fabricioelm@gmail.com)(fabricio.martins@engenharia.ufjf.br)

    ResponderExcluir
  8. SOU NETO DE VENACIO MARTINS FERREIRA
    FUNDAÕ ESP SANTO SE TIVER UM COMENTARIO

    ResponderExcluir
  9. NAPOLIAO FURLIM E JUVENCIO FURLIM
    ZULEICA DA PENHA FERREIRA PROCURO MAIS INFORMAÇOES ONDE ESTA SEUS PARENTES LIGUE 999732778 LINHARES ESP SANTO

    ResponderExcluir
  10. Oi procuro informacoes sobre a familia da minha bisavo Maria das Dores Lucia da Silva nascida no dia 31/12/1904 me information que ela era de Porto Novo do Cunha - Ela se casou com Valdevino Teixeira pois gostaria saved a origem dos meus ancestrais.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e Daniela Martins Ferreira , esse sobrenome é o sobrenome de meu vô Galdino Martins Ferreira , ele era de Minas Gerais e sempre quiz encontrar a família dele , mais nao conseguimos na época , eu moro em Rancharia S.p meu vi morava aqui tbem ele casou com Alaíde Ramos Ferreira tbem veio de Minas Gerais monte claro , Ferreira era o sobrenome de casado dela !

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e Daniela Martins Ferreira , esse sobrenome é o sobrenome de meu vô Galdino Martins Ferreira , ele era de Minas Gerais e sempre quiz encontrar a família dele , mais nao conseguimos na época , eu moro em Rancharia S.p meu vo morava aqui tbem ele casou com Alaíde Ramos Ferreira tbem veio de Minas Gerais monte claro , Ferreira era o sobrenome de casado dela !Meu vo nasceu em 1.922 e faleceu em 1996 será que eram da família de meu vo esse pessoal ?

    ResponderExcluir
  13. Meu nome e Daniela Martins Ferreira , esse sobrenome é o sobrenome de meu vô Galdino Martins Ferreira , ele era de Minas Gerais e sempre quiz encontrar a família dele , mais nao conseguimos na época , eu moro em Rancharia S.p meu vo morava aqui tbem ele casou com Alaíde Ramos Ferreira tbem veio de Minas Gerais monte claro , Ferreira era o sobrenome de casado dela !Meu vo nasceu em 1.922 e faleceu em 1996 será que eram da família de meu vo esse pessoal ?

    ResponderExcluir
  14. Meu nome e Daniela Martins Ferreira , esse sobrenome é o sobrenome de meu vô Galdino Martins Ferreira , ele era de Minas Gerais e sempre quiz encontrar a família dele , mais nao conseguimos na época , eu moro em Rancharia S.p meu vi morava aqui tbem ele casou com Alaíde Ramos Ferreira tbem veio de Minas Gerais monte claro , Ferreira era o sobrenome de casado dela !

    ResponderExcluir
  15. Meu vô nasceu em Minas Gerais chamava Galdino Martins Ferreira , esse é o meu sobre nome , ele dizia q morou em corguinha e foi registrado no mucipio de grama coisa assim ele era filho do Idelfonso Martins Ferreira e Paulina Martins Oliveira é tudo que eu sei ! Meu vô era de 1922 e faleceu em 1996 ,ele queria encontrar a família dele mais não deu !

    ResponderExcluir
  16. É uma pena parece q o meu comentário não foi aprovado não aparece aqui ,queria tanto saber se esse pessoal era a família de meu vô Galdino Martins Ferreira

    ResponderExcluir
  17. Oi! Minha bisavó se chamava Maria Ferreira Martins e estou procurando a sua genealogia. Ela se casou com Francisco Leopoldino Vaz e foram morar em Manhumirim/Manhaçu. Alguém teria alguma informação sobre a Maria, filha do Francisco Ferreira Martins e qual é ela na foto?
    Agradeço se alguém puder me responder e aguardo ansiosa porque ainda não sei nada sobre ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu gista8de saber se VC teve algum parentesco com meu avô Idelfonso Martins Ferreira
      Meu pai se chamava Galdino Martins Ferreira

      Excluir
  18. Olá procuro familiares de Arthur Martins Ferreira da cidade de carlos chagas MG

    ResponderExcluir
  19. procuro familiares de Arthur Martins Ferreira da cidade de Carlos Chagas MG

    ResponderExcluir
  20. Emídio Martins Ferreira que nasceu em 01/03/1939 em Torres novas, Santarém, Portugal tem algo a ver com a genealogia aqui descrita? Se sim favor reponder no e-mail: klausgamaalmeida@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Meu Nome e Izaias martins ferreira, e um sobrenome bem comum no Brazil ?

    ResponderExcluir
  22. Olá, Mauro.
    Sou Mônica Maria Martins Ferreira Leão, sou filha de Lafayette Martins Ferreira Filho que por sua vez era filho de Lafayette Martins Ferreira e Berte Loise Listinstein, meu pai tinha como irmãos Lindolfo Martins Ferreira Neto , Laiza Rita Martins Ferreira e Luiz Martins Ferreira. Meu avó nasceu em Angustura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU HUMBERTO LUIZ MAARTINS FERREIRA E MEU AVÔ,GABRIEL MARTINS FERREIRA ERA NATURAL DE ANGUSTURA(MG) E TINHA UM IRMÃO COM NOME DE LINDOLPHO.
      SE QUISER ENVIAR-ME ALGO,PODEMOS TROCAR FIGURINHAS PELO E-MAIL:
      familiahferreira@gmail.com
      GRATO,
      1berto ferreira

      Excluir
  23. Bacana ver a história dos Martins Ferreira de Melo Franco! Sou neto de Virgílio Martins Ferreira, bisneto de Major Jeferson Martins Ferreira , trineto de José Martins Ferreira e tetraneto de Tenente José Martins Ferreira. Realmente muito orgulho de ser um Martins Ferreira de Melo Franco.

    ResponderExcluir
  24. Olá
    TB tenho o sobre nome Martins Ferreira
    Meu pai era de Minas gerais saiu de lá bem jovem
    Ele tinha o nome n8 cartório de grama um município de lá
    Pesquisei e tinha uma cidade santo Antônio de grama
    E possuí vários córregos
    Ele sempre falava uns desses córregos
    Sei que meu avô se chamava Idelfonso Martins Ferreira
    Meu pai tinha 4 irmãos
    José, Antônio, Maria e outra irmã que não me lembro mais o nome
    Sei que meu vô Idelfonso cansou e teve mais filhos
    A mãe de pai era já falecida e se chamava Paulínia Martins de Oliveira
    Gostaria muito de conhecer os parentes de meu falecido pai

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Mauro!
    Meu nome é Klenio Maximiliano Neves Martins e sou neto de Virgílio Martins Ferreira.Meu bisavô era MajorJefferson Martins Ferreira e eu gostaria de obter fotos de meus tetraavós Tenente José Martins Ferreira e Antônia Maria de Melo Franco.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Eu sou Maria Martins dos Santos Silva.Meu pai chamava-se Raimundo Martins dos Santos nasceu na Paraiba. Parece que foi em Arapiraca, ainda pequeno a família se mudaram para Serra da formiga no Rio grande do norte, há 35 anos fui lá em Riachuelo quê fica antes da serra da formiga encontrei algums primos e uma tia Regina Martins que morava no início da cidade av.Getulio vargas,no110 e um tio José Martins dos Santos quê morava na rua jaguarari no Alecrim.minha vó paterna era Luzia Maria da Conceição,e um tio chamava-se Carlos Martins dos Santos, ambos falecidos.Perdemos contato tenho 2 irmãs por parte de pai; Terezinha Martins, e Maria Martins, nunca nos vimos conforme informações na época moravam no Riacho do bom pastor. Quem souber de alguma informação entrem em contato. Forte Abraço!.

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal meu pai chamava Galdino Martins Ferreira já falecido
    Filho de Idelfonso Martins Ferreira e Paulina ferreira oliveira
    Vcs pode me dizer se alguém conhece
    São de Minas gerais

    ResponderExcluir