quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FAMÍLIA MARTINS FERREIRA E FRANCISCO MARTINS FERREIRA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




Francisco Martins Ferreira nasceu no Distrito de Angustura – Além Paraíba, MG, em 1856 e foi batizado em 15 de janeiro de 1856, era filho do Tenente Coronel Joaquim Martins Ferreira e Maria Esméria Carvalho Leite.

Seu pai Tenente Coronel Joaquim Martins Ferreira, foi grande fazendeiro no Município de Além Paraíba, proprietário de grande fortuna e recusou a receber o Título de Baronato.

Seus avós paternos eram o Capitão Felix Martins Ferreira e Anna Gonçalves Cruz e seus avós maternos eram Antonio Gomes de Carvalho e Maria Josepha de Souza.

Seus irmãos:

Joaquim Martins Ferreira nasceu em 1842 e casou-se com Virgínia Amália Vidal Leite Ribeiro; Carlos Martins Ferreira nasceu em 1844; Custódio Ferreira Martins nasceu em 1846; Maria Martins Ferreira nasceu em 1848; Francisca Bernardina nasceu em 1850 e casou-se com Gabriel Villela de Andrade; Félix Martins Ferreira, proprietário da Fazenda Araribá em Angustura, nasceu em 1852 e casou-se com Heliodora Pinheiro Corrêa Lacerda; Lindolpho Martins Ferreira, nasceu em 1854; Ernestina Martins Ferreira, nasceu em 1858; e Gabriel Martins Ferreira, nasceu em 3 de dezembro de 1859, casou-se Maria Gabriela Villela de Andrade, filha de Casemiro Villela de Andrade e Cândida Cardoso Villela;

A fotografia foi tirada por volta de 1909, Francisco Martins Ferreira em frente a sua casa na Rua Desembargador Izidro – Tijuca – Rio de Janeiro.


Aparecem sua esposa Gabriela Andrade de Botelho, filha de Tomé Inácio Botelho e Ana Ribeiro de Andrade; Francisco Martins Ferreira, os filhos Otília, Décio, no colo Beatriz e Tito junto a Francisco. Acima, Francisco Martins Ferreira Filho, Gabriela, Anna, Maria, Joaquim Martins Ferreira.
 
Carlos Martins Ferreira
 
Francisca Bernardina Martins Ferreira e seu esposo Gabriel Villela de Andrade 
 
Maria Gabriela Villela de Andrade e Gabriel Martins Ferreira

Fonte: Humberto L. Martins Ferreira


9 comentários:

  1. Prezado Mauro,
    Pesquiso a genealogia da família da esposa do cel. Francisco Martins Ferreira e gostaria de dar algumas contribuições. O nome dela é Gabriela de Andrade Botelho e é filha de Tomé Inácio Botelho e Ana Ribeiro de Andrade, conforme apurei em seu registro de casamento com Francisco. Nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Juiz de Fora, em 25.10.1929. Já Francisco faleceu em 1915 no Rio.
    Aproveito a oportunidade para perguntar onde conseguiu a data de nascimento de Francisco, pois tenho anotado como 14.06.1865, em Além Paraíba.
    Desde já agradeço e deixo aqui meus parabéns pela divulgação de Além Paraíba,
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaqel.sou neta de Francisco Martins Ferreia e tenho como data e local de nascimento de meu avo;Alem Paraiba,14/06/1865;falecido no Rio de Janeiro em 14/06/1915.
      Fiquei muito feliz em encontrar notícias da família de meu pai Carlos Botelho Martins,agradreço muito,
      Maria do Carmo

      Excluir
  2. Olá Mauro,
    estou tentando fazer a árvore genealogica de minha familia. Meu pai Wantuil Joaquim de Souza nasceu em além Paraíba em 24/10/1930 filho de Jose de Souza, portugues... fora isso não sei mais nada... ele dizia ter nascido em Porto novo do cunha.
    Vendo seu blog fique mas confiante em saber mais dados; voce teria como me ajudar?
    Meu pai contava que seu pai (Jose Joaquim/) morreu e minha avó casou -se novamente com Valdevino Viana da Silva ; mas gostaria de começar essa pesquisa com o meu avô....
    Desde já grata de sua ajuda.
    Mônica rodrigues de souza (monicadesouzarodrigues@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Sou Leda Botelho Martins, filha do Tito que aparece na foto junto a seu pai Francisco Martins Ferreira. Devo informar que na legenda estão faltando os nomes de dois dos meus tios ali fotografados: a menina Eulália em pé logo atrás da mãe e Carlos, um dos meninos da direita. Otília é a mocinha sentada e Décio é o outro menino.

    ResponderExcluir
  4. Sou Maria do Carmo Botelho Martins,filha do Carlos que é um dos meninos sentados à direita,é o que está entre o Decio e a ,Otília.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Priscila Alves Senra, e estou a procura de meus familiares:
    Segue minhas informações:
    Meu pai chamava Carlos Alberto Guimarães Senra (falecidoa 12 anos)
    Meu avô era José Maria Senra e minha vó Maria Luiza Guimarães Senra, eles são de natural da cidade de Oliveira e Cláudio-MG (mas eu não sei quem é de qual cidade), e depois se mudaram  para são João Del Rei...
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde sou neta de Firmino Martins Ferreira nascido na Bahia filho de Mathias Martins Ferreira e tiburcia de oliveira e que tinham país Dionísio e Simoa era sua esposa.procuro parentescos..ficaria muito feliz se respondesse..

    ResponderExcluir
  7. Legal! Parece que temos parentesco aí tbm sei de laços sanguíneos neste período em Angustura, Mar de Espanha e Maripa.
    Me chama a atenção o nome "Ernestina Martins Ferreira", deve ser um nome tradicional de familia.
    (fabricioelm@gmail.com)(fabricio.martins@engenharia.ufjf.br)

    ResponderExcluir