segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FERNANDO LOBO - A Estação que era um grande armazém de café que vinha de Angustura

Por Mauro Luiz Senra Fernandes






O inicio foi Pântano, terras pertencente ao Comendador Antônio Carlos Teixeira Leite e que era sogro do Barão de São Geraldo.
A localidade chegou se chamar Antônio Carlos.
E, seguindo os trilhos, temos hoje Fernando Lobo, essa simpática e importante localidade, pertencente a Além Paraíba.
Através dos trilhos, como aconteceu com grande parte das localidades da região, assim surgiu Fernando Lobo, que verdadeiramente nasceu Pântano – devido ao terreno local, virou Antônio Carlos e chegou a Fernando Lobo.
O trecho entre o então Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo, e a cidade de Ubá foi a origem da Estrada de Ferro Leopoldina.
A Estação do Pântano foi aberta em 08 de outubro de 1874, no primeiro trecho inaugurado por essa ferrovia. Seu nome foi alterado para Antônio Carlos, e, nos anos de 1940, para o atual, Fernando Lobo.
Em frente à estação há um grande armazém, que pertenceu ao Barão de São Geraldo. O Barão era uns dos diretores da Estrada de Ferro Leopoldina.

Barão de São Geraldo

Hoje, esse armazém é a residência dos “Assaf”, família de imigrantes libaneses que criou raízes e ajudou a construir a história local.
Fernando Lobo, lugar bonito, onde Deus pessoalmente pôs as mãos. Assim é o que percebe quem visita a ponte seca – no “remanso”. Local onde as águas do Rio Paraíba do Sul brincam com as pedras, moldando cada uma delas.
É muito bonito de se ver, de se tocar e de se deixar tocar.

Adaptação do texto da jornalista Regiane Maria Rodrigues Jordão

2 comentários:

  1. Gostaria de saber porque a mudança de nome para Fernando Lobo Leite Pereira. O que foi que ele fez pela estação

    ResponderExcluir
  2. Segundo alguns moradores mais antigos ,as correspondências locais se extraviavam indo parar em Antonio Carlos que era (é) maior ,sendo de interesse politico da época escolheram o nome.

    ResponderExcluir