quarta-feira, 2 de junho de 2010

SOCIEDADE MUSICAL CARLOS GOMES

Por Mauro Luiz Senra Fernandes


"Coube ao Barão de Guararema fundar a mais antiga banda que figura na história alemparaibana. Era toda composta de ex-escravos que desfilavam descalços e a cabeça era coberta com chapéu de palha.” Octacílio Coutinho

A história da Sociedade Musical Carlos Gomes é uma história de perseverança e de vitórias. Tudo começou na casa de José Pinto da Silva, no dia 15 de agosto de 1896, constituindo-se aquela que viria a ser a mais duradoura instituição de Além Paraíba.
Para que isso fosse possível, é muito importante citarmos, além dos nomes que figuram nas relações de presidentes e de maestros, outros como os de Luiz Pinto da Cunha, Giovani Pianosi, Adalberto Araújo, José Gomes de Pinho, Serafim Mattos, Álvaro Antunes, Francisco de Mattos, José Macedo, José Bernardino de Paula, Cláudio Coutinho, Delfino Rocha, Mário de Castilhos, Manoel Affonso Fernandes e José Antônio Varela.

Foto da Sociedade Musical Carlos Gomes, na Estação Ferroviária de Porto Novo

Representando e honrando Além Paraíba no decorrer de um século, a Sociedade Musical Carlos Gomes, entre inúmeras atuações dentro e fora do município, foi o destaque de festa da Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, em 1977, quando tocou para milhares de pessoas.
A história de uma banda é também a história da solidariedade, do espírito coletivo e do amor pela música. As bandas são as nossas orquestras de rua, símbolos dos sons que nos remetem à saudade dos tempos esquecidos ou que resgatam nosso orgulho, quando enchem o ar com a força de suas marchas e dobrados.
A Sociedade Musical Carlos Gomes carrega em seu nome a figura de nosso mais fecundo compositor clássico de todos os tempos. Quando ela passa, envolvendo ruas, janelas e praças, com suas percussões e seus metais, é hora de toda a cidade aplaudir, silenciando os nossos instrumentos, para que a Banda predomine, dando um toque lírico à mecanização dos tempos modernos.
Não é qualquer instituição que chega nessa idade, trazendo só alegrias para as pessoas.

Seus os principais maestros:
Firmino Silva, José Pinto da Silva, Octávio Pereira da Costa, Eraldo Silva, Nestor Monteiro, Wallace de Mattos, Jayme Dias Passos, Saturnino Silva, Newton Monteiro, Luiz Pinto da Cunha Júnior, Luís Gonçalves Ribeiro, Artulírio Alves Souza e Hamilton Carvalho Souza.
Seus principais presidentes:
Eurico Lopes Ferreira, Alfredo Bernardes, Francisco Aguiar, Antônio Medeiros, José Mercadante, Antônio Brum Costa, Leonardo Freitas, Henrique Dutra, Sebastião José Borges, José Pagano Bruno, Genaro Mello, Luiz Pinto da Cunha, Elpídio Henrique da Costa, Sinval Teixeira Rios, Otto Barroca, Wagner Calmon Gomes, Athayde Henrique de Souza, Aloisio José Borges, Francisco Gomes da Silva, Clinton Motta, Milton Júlio Carvalho Souza e o atual – Hugo Eduardo Rodrigues.


Fonte: Adaptação do texto do Conselho Municipal de Cultura em 1996

3 comentários:

  1. Prezado Mauro,

    Parabens por manter viva a Historia de Alem Paraiba e homenagear pessoas ilustres, dentre elas, meu avo Octavio Pereira da Costa.Sou
    Paulo Gilberto Albuquerque da Costa, nascido em Alem Paraiba ,neto do
    maestro Octavio Pereira da Costa e filho de Belini Pereira da Costa.
    Sou residente no Canada a mais de 25 anos,e busco resgatar a memoria de meus avos paternos.

    Seria meu avo este homem da primeira fila a esquerda de terno claro, pois se parece com ele.
    Se voce tiver mais fotos com o meu avo, gentileza enviar para paulogilbertocosta@gmail.com .

    Desde ja agradeco a atencao dispensada.

    Paulo Gilberto Albuquerque da Costa.

    ResponderExcluir
  2. Parabens por manter viva a Historia de Alem Paraiba e homenagear pessoas ilustres, dentre elas, meu bisavô Octavio Pereira da Costa. Sou
    Daniel Albuquerque Cunha, músico, nascido em Argirita-MG , bisneto do
    maestro Octavio Pereira da Costa e neto de Belini Pereira da Costa.
    Sou residente em Argirita 20 anos,e busco resgatar a memoria de meus bisavós maternos.

    Seria meu bisavô este homem da primeira fila a esquerda de terno claro, pois se parece com ele.
    Se vocês tiverem mais fotos com o meu bisavô, gentileza enviar para

    produtoraceu@hotmail.com

    Desde ja agradeco a atenção.

    Daniel Albuquerque Cunha.

    ResponderExcluir
  3. eu entro la as terças e quinatas feiras para tocar no aniversario da cidade !!!!

    ResponderExcluir