domingo, 14 de novembro de 2021

ALÉM PARAÍBA HISTÓRIA MAURO SENRA - VALORES PERDIDOS

Por Mauro Luiz Senra Fernandes

 

“Uma cidade não é o Homem ou a mulher que passa, a criança estudando, as autoridades no exercício de seus deveres, o operário trabalhando.



Tão pouco é a sua geografia, sua primaveras e verões, as incidentes tempestades e bonanças, a indústria e o comércio que lhe dão movimento e fazendo pulsar e prosperar as instituições profissionais ou recreativas.


O termo “cidade” ultrapassa os limites do que faz no pretérito, misturando glórias e dissabores, heróis e “João Ninguém”, tristezas e alegrias, fama e descrédito, vitórias e derrotas.


Nem mesmo o poder ocasional e temporal confiado às mulheres e aos homens públicos que governam, pela transitoriedade de maior ou menor dos cargos exercidos.


Pois cidade é algo mais duradouro, é a soma de tudo quanto ficou dito e mais alguma coisa, iniciada no instante de sua fundação e formação étnica, atravessando os anos de sua existência, cruzando o presente, continuando enquanto existir pedra sobre pedra, homens e mais mulheres, vida e mais vida. Mas sobretudo, desde que haja fraternidade, amor à terra, discussão construtiva, vontade em servi-la honestamente e desinteressadamente, debate puro e verdadeiro, desprendimento e senso de cidadania e de justiça.”




2 comentários:

  1. É muito triste ver nossa cidade na situação que está hoje. Muitos nem mesmo sabem que fomos umas das primeiras comarcas do estado e, que o Nelson Hungria, cidadão alemparaibano, foi do STF.

    É uma pena ver as duas grandes fábricas fechadas e aparentemente não existir incentivo político para trazer outra fábrica para a cidade, o que alavancaria a economia.

    ResponderExcluir
  2. O texto e as imagens se complementaram muito bem, tantas pessoas, épocas e histórias, tantos momentos que fazem essa "egrégora" da cidade.

    ResponderExcluir