segunda-feira, 6 de maio de 2013

DEMPSEY PEREIRA RAMOS – UM EMPREENDEDOR EM ALÉM PARAÍBA



Por Mauro Luiz Senra Fernandes

 
 O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.

Em Além Paraíba, podemos citar um grande empreendedor que não está mais entre nós e deixou um grande legado para o nosso município. Como foi o empresário Dempsey Pereira Ramos, nascido em 24 de fevereiro de 1924, natural do município do Rio de Janeiro e era filho de Henrique Aurélio Pereira Ramos e Emília Maria Pacheco Ramos.

Aos onze anos de idade decidiu que sua terra natal não era a mais indicada para se viver e partiu então para São José do Vale do Rio Preto - RJ, onde foi acolhido por uma família de libaneses e lá começou a trabalhar com aviários.

 Não se dando por satisfeito, aos vinte anos tomou uma grande decisão, juntamente com dois parentes, João Fellipo e Alecrino tornaram-se caixeiros viajantes saíram fazendo vendendo produtos pela região. O negócio prosperou e se expandiu entre Niterói, Cataguases, e Além Paraíba. 

Montaram três lojas de tecidos em cidades diferentes, brinquedos, cama, mesa, banho e enxoval completo de noivas. 

A sociedade foi desfeita e Dempsey ficou com a loja de Além Paraíba, a “Feira Egypciana” - a escolha teve a inspiração na revista “Seleções”. O primeiro endereço foi na Rua Capitão Varela, depois ela foi transferida para a Rua Coronel Oscar Côrtes, num prédio alugado da Sra. Arlete Galhardo de Mello até construir na mesma rua o seu prédio próprio. 

Casou-se em Santana de Cataguases, com Aparecida Iramar de Melo, nascida em 22 de julho de 1931, era filha de Abelardo Inácio de Melo e Dolores de Paula de Melo e tiveram três filhos: Daisy de Melo Ramos, Disnei de Melo Ramos e Dempsey Pereira Ramos Júnior. Aparecida trabalhava num cartório no município de Cataguases e após o casamento, tornou-se a sua principal parceira nos negócios.

Outra paixão de Dempsey era o esporte, participava de vários torneios de futebol nos clubes da cidade e onde conquistou inúmeros amigos.

A “Feira Egipcyana” foi uma das principais lojas do município, Dempsey e Aparecida faleceram e seus nomes estão registrados na história pelo exemplo de trabalho, garra e empreendedorismo. 
 

Um comentário: