sábado, 24 de novembro de 2012

A IRMANDADE DO SAGRADO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE SÃO JOSÉ DE ALÉM PARAÍBA



Por Mauro Luiz Senra Fernandes



Foi fundada em 1869, tendo sido os seus estatutos reformados em 9 de maio de 1902, e acham-se devidamente registrados no registro geral desta comarca, em virtude do regulamento nº 173 de 10 de setembro de 1893.

Diretoria da Irmandade do Santíssimo de Além Paraíba MG em 1888:
Provedor - Dr. Joaquim Canuto de Figueiredo;
Vice-provedor - Capitão Vicente Mendes Ferreira;
Secretário - Dr. Paulo Joaquim da Fonseca;
Tesoureiro - José Januário da Gama Cerqueira;
Procurador - Manoel Baptista Nunes de Souza.

Mesários:
Antonio José Marques;
José Diego Pereira;
Felippe de Bacellar Fontenelle;
Egydio Cesar Freixo Lobo;
Padre João Antonio da Silva Barriga;
Francisco Carlos Bricio;
Dr. Luiz Barboza da Gama Cerqueira;
Dr. Antonio Fernandes Werneck Moreira;
Dr. Francisco de Salles Marques;
Dr. Francisco Bernardes Teixeira Duarte;
Antonio José Pires;
Dr. Pedro Manoel de Toledo.

Um dos fundadores dessa Irmandade foi o Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca, provedor da obra da Igreja Matriz de São José.

A Irmandade do Santíssimo é responsável pela administração do Cemitério do Santíssimo, solo sagrado onde foram sepultados vários pioneiros de Além Paraíba.

 Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca


Cel.Joaquim Luiz de Souza Breves


Jazigo do primeiro presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba, Cel. Joaquim Luiz de Souza Breves, falecido em 1892.
 Barão de Guararema


Jazigo da pioneira Maria Pimenta de Almeida Breves (avó do Barão do Louriçal) e seu filho Luiz de Souza Breves – o Barão de Guararema.


 Jazigo do Dr. Luiz Sobral Pinto, avó do grande jurísta brasileiro Dr. Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, falecido em 19 de fevereiro de 1882.



Jazigo de Thomaz Ferreira da Fonseca, irmão e sogro do Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca e falecido  em 18 de outubro de 1871.

 
Mausoléu da família do Cel. Oscar de Figueiredo Côrtes, falecido em 1934 e sua esposa Josephina Ferreira da Fonseca, falecida 1907.

Jazigo da pioneira Josepha Maria de Assumpção falecida em 1865. Era mãe do Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca, sogra e tia da Baronesa de Juiz de Fora e tia da Baronesa de Santana (mãe do Comendador Mariano Procópio).


  Jazigo do industrial e fazendeiro Dr. Alfredo Martins de Lima Castello Branco, falecido em 1946.
 

 Jazigo de Ernestina Fonseca Castello Branco, falecida em 1900.


 Jazigo do fazendeiro Herculano J. F. Côrtes, falecido em 1898 e sua esposa Emerenciana  T. Côrtes, falecida em 1919.
Jazigo de Rosa Francisca Monteiro de Barros, nascida em 1836 e faleceu em 1887.

 Jazigo de Alda Eugênia Monteiro de Barros - Baronesa de Santa Alda, falecida em 1889.

Jazigo de Maria Eugênia Monteiro de Barros Breves, nascida em 1863 e falecida em 1884.

Jazido de Maria Thereza Monteiro de Barros, nascida em 1885 e falecida em 1887.

Jazigo de Maria Carleton de Oliveira Fernandes, falecida em 1874.

 
Jazido da família de Manoel José Gonçalves Esquerdo, nascido em Portugal em 1832 e falecido em 1912.

Jazigo do padre João Barriga, falecido em 1896.

6 comentários:

  1. Mauro você poderia fazer algo semelhante com Aventureiro, os senra foram os barões do café e os coronéis do leite, vieram de lá e seus membros mais ilustres descansam no cemitério de la, faça algo sobre a cidade e o cemitério em homenagem a família Senra.

    ResponderExcluir
  2. da um pouco de medo .....mas não deixa de ser "chique " reza a lenda que nesse cemiterio foi enterrada uma baroneza com suas jóias , sera verdade ?sou de são josé e cresci ouvindo essa estoria .sem falar que todo mundo fala cemiterio de baixo ou entao cemiterio dos ricos ; parabens mais uma vez vc mostrando que alem paraiba tem historia e sempre esteve no mais alto contesto de minas gerais .

    ResponderExcluir
  3. Era muito comum que pessoas mais abastadas fossem sepultadas com seus objetos de estima, a irmandade tempos atrás mudou seu estatuto e demoliu vários tumulos antigos alegando estarem abandonados.
    Quando demoliram podem ter achado alguma coisa, só que não sabemos...mas ainda possui muitos tumlos antigos. O cemitério do santíssimo ainda possui um grande patrimônio histórico, nele estão sepultados a elite cafeeira de nossa região, pessoas pioneiras, a história de Além Paraíba. Devemos preservar e não transformá-lo num parque imobiliarios de novos ricos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do site, mas aproveito o ensejo para pedir uma ajuda. Preciso saber o email da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Os Srs. poderiam me ajudar? Meu email e dativo@domain.com.br. Sou nascido e criado em Além Paraíba. Muito obrigado desde já. José Dativo Marques Moutinho 21 2234 4002

    ResponderExcluir
  5. Srs. Eu sou Paulo Fernando Medeiros Dias, procuro nascimento e falecimento dos meus bisavós maternos: ANTÔNIO JOSÉ DE MEDEIROS E CELESTINA MEDEIROS.Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Srs., eu sou Paulo Fernando Medeiros Dias, procuro nascimento e falecimento dos meus bisavós maternos: ANTÔNIO JOSÉ DE MEDEIROS E CELESTINA MEDEIROS. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir