terça-feira, 13 de novembro de 2012

FAZENDA DOS ALPES - MAR DE ESPANHA - MG

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




A Fazenda dos Alpes foi fundada pelo sesmeiro Francisco Leite Ribeiro, que recebeu a concessão de sesmaria em 13 de maio de 1817.

Capitão de Ordenanças Francisco Leite Ribeiro nascido em 13 de agosto de 1780 e falecido em 1844, era filho legitimo de José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus.

Casou em primeiras núpcias com Tereza Angélica de Jesus Vidal, em 04 de fevereiro de 1809 e em segundas núpcias, com Francisca Caetano de Oliveira, falecida em 06 de setembro de1840.

Em 19 de outubro de 1842 recebeu o título de Comendador da Ordem Imperial da Rosa pelos relevantes serviços prestados na pacificação do levante de 1842, em Minas Gerais.

Era irmão de Custódio Ferreira Leite – o Barão de Ayuroca.

A Fazenda dos Alpes ficou de herança para o seu filho Joaquim Vidal Leite Ribeiro, que mais tarde vendeu para Francisco de Assis Monteiro Breves – o Barão de Louriçal, natural de Além Paraíba, nascido em 1847 e era filho do Major José Luiz de Souza Breves e Amélia Augusta Monteiro Breves. Faleceu em 27 de dezembro de 1894, deixando à fazenda para os seus quinze filhos que teve com as cinco escravas, conforme o seu testamento.

 Barão do Louriçal e o seu Testamento 

3 comentários:

  1. Prezado Mauro,muito legal sua página.Fui criado em Passa Tempo(MG),onde há descendência dos Leite.O Dr.Raul Ferreira Leite,fundador dos Laboratórios Raul Leite no Rio de Janeiro(1926),era Naturalde Passa Tempo.Na cidade temos a Praça Raul Leite,em sua homenagem.Seu laboratório farmacológico,foi o primeiro criado no Brasil.Seu tio Carlos Augusto Gonçalves Leite,tinha uma caligrafia invejável.A filha de Carlos,Dona Eunice Leite(prima do Raul),foi quem doou o terreno para construção do Hospital de Passa Tempo.Meu pai à época,era gerente do Banco da Lavoura,e,foi o responsável pelo negócio.O livro:"Família Vidal Leite Ribeiro"(1960),do Dr.A.Vidal Leite Ribeiro,é um grande livro de referência desta nobre família.

    ResponderExcluir
  2. O casamento de Dona Escolástica Maria de Jesus Moraes com o Sargento Mór José Leite Ribeiro,deu origem entre outros ao capitão Antônio Leite Ribeiro,que casou na cidade de Nazaré(Campo das Vertentes),com Dona Bernardina Constança de Barros,que tiveram entre eles:Bernardina Constança de Barros Leite,que foi inventariante,em 1887(segundo o projeto partilhar).Por sua vez,dona Bernardinas,casou-se com Gabriel Gonçalves Lopes(falecido em 1887),e tiveram 10 filhos:Ricardina Augusta Leite,Antônio Gabriel Gonçalves Leite,Custódio Gonçalves Leite,Gabriela Esmeralda Augusta Leite,Francisco Gabriel Leite(fazendeiro na região de Passa Tempo-este casado c/Maria Maria Olímpia Ferreira-pais do Dr.Raul Ferreira Leite-fundador dos Laboratórios Raul Leite,em 1921,no Rio de Janeiro),Carlos Augusto Gonçalves Leite(juiz de Paz-tinha uma caligrafia invejável),José Eugênio Gonçalves Leite(alienado),Gabriel Gonçalves Leite,Francisca Gabriela Leite Ribeiro(casada com Francisco Theodoro de Andrade-proprietário da Fazenda Campo Grande),e Delfina Gabriela de Andrade.No Século XIX,eram moradores na região da Vila do Passatempo,então comarca de Oliveira.Ainda hoje,existem seus descendentes na cidade de Passa Tempo.Dona Eunice Leite/Nnhá Leite,filha de Carlos Augusto Leite,foi a grande benfeitora da cidade,foi ela que doou o terreno para construção do Hospital da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa tarde! Entrei nesta página porque venho procurando referências sobre meus antepassados. Através do registro de nascimento do meu avô materno fiz a pesquisa do nome da vó dele, a senhora Gabriela Esmeraldina Augusta Leite. Meus avós maternos são de Ingaí, no Sul de Minas, próximo a Lavras. Gostaria de entrar em contato com vocês para saber mais. E Mauro parabéns pelo seu blog. Tenho facebook Adriane Leite.

      Excluir