domingo, 15 de abril de 2012

GABRIEL DOS REIS VILLELA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




O município perdeu no dia 28 de junho, um dos seus varões mais prestantes, tal era o Cel. Gabriel dos Reis Villela, que mais de meio século, aqui viveu, aqui se integrou e radicou-se no seio de nossa comunidade, sempre devotado ao seu progresso, e que, aquele dia, cerca de 11 horas, entregou sua alma ao Criador.

Era um dos vultos que, com efeito, teve os seus primeiros anos de atividade ligados à evolução do município, a tal ponto que dele se tornou filho adotivo, pois nascido, embora em outras plagas, São Vicente, na região do sul de Minas Gerais, cedo viesse para cá e tornou-se num impulsionador da prosperidade municipal.

Bié Reis, como se chamava na intimidade, fazendeiro modelar que militou por muitos anos no distrito de Angustura, como antigo proprietário da Fazenda Vargem Grande. Foi também proprietário da Fazenda Santa Fé, na cidade fluminense de Três Rios, e sua ultima propriedade foi a fazenda do Sossego, na Conceição.

Homem público foi um dos mais validos membros da Câmara Municipal em tempos idos, seus conselhos, sua experiência, sua dinâmica, seu labor, sua honestidade pontificaram então na Egrégia Câmara, como contingentes da maior expressão do seu valor, fazendo-o credenciado à admiração e ao respeito dos alemparaibanos.

Por isso, quando a notícia infausta ecoou na cidade e no interior do município e pelas cercanias, os corações de seus amigos se confrangiam e muitos olhos se umedeceram de lágrimas, chorando a perda do grande morto.

A Prefeitura Municipal, rendeu-lhe sua derradeira homenagem, decretando luto por três dias.

Os funerais do pranteado extinto foram realizados no dia seguinte com desusado acompanhamento que bem disse da larga estima de que desfrutava, dentro dos presentes as mais altas autoridades locais, ale de ilustres personalidades de outros municípios, igualmente se notando o deputado Carlos Luz, grande amigo do finado e que apresentou suas condolências à família enlutada.

Era o saudoso finado casado com Dona Maria José dos Reis Villela deixando seu consórcio os seguintes filhos: Dona Maria José, casada com o Dr. Sebastião Nelson Junqueira; Dona Gení, casada com o Sr. Dezair Antônio da Costa; Geraldo, José e Gabriel Reis Villela Filho, solteiros; René Reis Villela, casado com Dona Maria da Conceição Ferreira Villela; e Ciro Reis Villela, casado com Dona Zuleika Côrtes Villela.

À Exma. Família enlutada, o “Além Parahyba”, solidário à sua profunda mágoa, leva as suas comovidas condolências.



Fazenda Sossego

Adaptação de texto veiculado no Jornal Além Parahyba- 4 de julho de 1954

Nenhum comentário:

Postar um comentário