terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FOTOGRAFIA: NASCE A TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




“No ano de 1839, em Paris, um sonhador chamado Daguerre conseguiu realizar sua mais notável façanha: fez aparecer sobre uma lâmina de metal incríveis miniaturas da vida real, após uma rápida exposição à luz e alguns minutos de recolhimento numa câmara escura. Para a época era um verdadeiro milagre!
Logo surgiram ateliês de fotógrafos nas grandes capitais, registrando para a posteridade um momento fugaz da vida de uma pessoa, de uma família. Nasciam os álbuns, relíquias domésticas onde o passado se cristaliza. Os jornais e revistas começam a registrar e divulgar imagens de homens, coisas, lugares e fatos. A história ganha uma testemunha ocular. E o jornalismo passa a ter importante complemento: o trabalho do fotógrafo.”
Fonte: Nosso Século –Ed. Abril

ACERVO ORIGINAL DE MAURO SENRA



José Luiz Rodrigues Horta, Dona Sabina Cândida de Assis Fonseca e filhos, nascida em 1846, era filha do Cap. Cândido Ferreira da Fonseca e de Dona Camilla Francisca Ferreira de Assis – esta Baronesa de Juiz de Fora. Dona Sabina era sobrinha do Comendador Simplicio José Ferreira da Fonseca, pioneiro e desbravador da Fazenda da Barra do Peixe em Além Paraíba. Fotografia tirada em Juiz de Fora.


Dona Cecília Clara de Moraes Breves (Rua Cecília Breves) e seu esposo e médico, Dr. Alfredo Magno de Almeida Rego; ela era filha do Cel. Breves, primeiro prefeito de Além Paraíba, e sobrinha do Barão de Guararema, nascida em 1875. Fotografia tirada em Paris, França.


Dona Dometilde Côrtes de Castro e Agostinho Rodrigues da Costa, filha de Silvestre Pacheco de Castro e de Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes, neta materna de Joaquim Cesário de Figueiredo, pioneiro e desbravador da Fazenda da Barra em Além Paraíba.


Momento da família “Cunha de Almeida” em sua residência na Rua Cecília Breves, nº 9, em Porto Novo. Em primeiro plano ao centro: a matriarca Dona Amélia Cunha de Almeida – viúva do Dr. Francisco Aguiar Cunha, médico formado na Bahia e proprietário da Fazenda Aquidaban e suas filhas Dona Evangelina Cunha de Almeida (à esquerda), casada com o primo Guilherme de Almeida Magalhães, e Dona Olímpia Cunha de Almeida (à direita). Ao fundo, as netas Rachel de Almeida Marques com seu marido Francisco Gonçalves Marques e Dona Odáia de Almeida de Rezende, casada com o Sr. Francisco Medeiros de Rezende. À frente de todos , o menino Darcy.

Evangelina Cunha de Almeida,casada com o primo Guilherme de Almeida Magalhães


Casamento de Latife Tebet e Oswaldo Perácio, em 10 de abril de 1929


Casamento de Cilóca Magalhães e Odyr Perácio, em 30 de junho de 1930

Nessa imagem se vê o Bairro de Porto Novo e do Porto Velho, a "Padaria Progresso" do imigrante português Manoel Fernandes da Silva e a garage do Bonde Elétrico do Sr. Adão Pereira Araújo

Patronato Oscar Teixeira Marinho - Angustura 1961

“Se queres ser universal, fala da tua aldeia”. (Fiodor D.)

Um comentário:

  1. cada vez que visito o seu blog tenho muito mais orgulho de ser alemparaibano , orgulho de ser mineiro ........andando pelas ruas em teresopolis rj encontramos verdadeiros livros a ceu aberto com fotografias antigas da cidade de teresopolis , onde vc pode foliar e le um pouco da historia deles , (são literalmente livros porem com estrutura maior ) tipo parecido com as fotografias que foram postas na praça elias sahione (praça do porto )fica aqui a sugestao porque nao fazer na praça de sao jose .parabens o seu trabalho so enaltece a nossa gente a nossa cidade ..vc não é o lula mais é o cara .

    ResponderExcluir