quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROFESSORA NAIR FORTES ABU-MERHY

Por Mauro Luiz Senra Fernandes





A menina Nair Martins Fortes entre os seu irmãos e seus pais

Professora Nair Fortes Abu-Merhy, nascida em Além Paraíba no dia 20 de novembro de 1909, era filha do libanês Capitão Jorge José Fortes e da brasileira Maria Natalina Martins do Couto – “Dona Sinhá”, pertencente às tradicionais famílias pioneiras na fundação de Além Paraíba os Martins do Couto e Ferreira da Fonseca.

Era neta paterna dos libaneses Chaim Jorge Abu-Chidid Gadab e Astir Abu-Chidid Gadab, e neta materna do Coronel Francisco Martins do Couto e de Anna Cândida da Costa, que abriu a Fazenda da Prata, em Benjamin Constant.

Era irmã de Anita, José, Francisco, Antônio, Maria de Lourdes, Jorge e Oscar Martins Fortes.

Foi casada com o médico Dr. Miguel Elias Abu-Merhy e teve uma única filha, Helena Maria Fortes Abu-Merhy

Era bacharel e licenciada em Pedagogia pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, iniciou sua carreira de professora secundária em Além Paraíba, lecionando francês e Inglês no então Colégio Além Paraíba, dirigido pelo inesquecível Dr. Edelberto Figueira. De sua passagem pelo educandário do Bairro da Saúde até hoje persiste um lastro luminoso, assinalado a inteligência de “escól”, demonstrando que o futuro lhe seria o mais promissor, elevando-a, com justiça, a um nível impar de conceito e admiração.

Transferindo residência para a Capital da República (Rio de Janeiro), submeteu a concurso de provas para o cargo de Inspetor Secundário, obtendo o primeiro lugar entre vários candidatos.

Posteriormente foi nomeada Assistente de Ensino do Departamento Nacional de Educação, e, mais tarde, em novo concurso com defesa de tese, viu-se aprovada em posição das mais honradas. Nomeada, reestruturada a carreira, ei-la em terceiro concurso, que permitiu assomar ao ápice da carreira.

Contratada em 1951 para reger a cadeira de Administração Escolar e Educação Comparada na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
Regeu ainda a cátedra de Educação Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal. Integrou banca examinadora de concurso para catedrático de Psicologia Educacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ocasião em que foi considerada pelo Governo como “pessoa de muito saber”.
Publicou monografias, das quais premiadas pelo Departamento de Administração do Serviço Publico e possuiu diversos trabalhos publicados sobre educação.

Proferiu “aula de sapientia” na Faculdade de Filosofia do Distrito Federal, recebeu medalha de mérito da Cruz Vermelha Brasileira pela colaboração intelectual que ofereceu aquela organização.

Possuiu diversos diplomas de cursos e méritos. Mereceu numerosos elogios do Conselho Nacional de Educação e recebeu portaria de elogios do Diretor do Ensino Superior.
Ocupou desde a sua criação a chefia na Secção de Estudos e Organização da Diretoria do Ensino Superior. Nesse setor ela respondia pela organização do ensino Superior no País.

Proferiu muitas conferências em estabelecimentos de ensino superior, em Minas Gerais e em São Paulo, algumas das quais publicadas.

Foi designada Diretora Substituta da Diretoria do Ensino Superior. Como tradutora de inglês e francês, com o que deu vários livros notáveis à nossa língua. Nesse particular empregou suas atividades na Editora Willian Jackson.

Como integrante de comissões para autorização e reconhecimento de várias instituições de ensino superior em todo o Brasil, em 1973 o município de Além Paraíba foi agraciado com o reconhecimento da Fundação Educacional de Além Paraíba – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy – “FAFI-PRONAFOR”. A implantação de Ensino Superior em Além Paraíba e o seu crescimento é o resultado do trabalho realizado pela liderança do ex-prefeito e professor José Alves Fortes – filho de seu primo Pichara David Fortes.

Faleceu aos 90 anos de idade, no dia 16 de maio de 2000, no município do Rio de Janeiro, onde o seu corpo foi cremado. Suas cinzas foram sepultadas no jazigo de seus antepassados pioneiros e fundadores de Além Paraíba, no Cemitério da Irmandade do Santíssimo.

Nair Fortes Abu-Merhy em reunião familiar na residência de seus pais em Além Paraíba

Seu avô pioneiro Cel. Francisco Martins do Couto e sua avó Anna Cândida da Costa

Sua avó paterna Astir Abu-Chidid Gadab

Plenário da Câmara Municipal de Além Paraíba

Em comemoração aos quarenta anos da Fundação Educacional de Além Paraíba, o professor José Alves Fortes, ilustre cidadão alemparaibano e presidente fundador dessa importante instituição educacional recebeu merecidas homenagens de seus companheiros do Rotary Clube e da Câmara Municipal de Além Paraíba. Duas esculturas, retratando o seu busto: uma em bronze, e uma réplica do mesmo, em cerâmica – obras encomendadas à artista plástica Jô Grassini.
A primeira escultura, em bronze, foi inaugurada no Campus da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes, e a segunda, foi colocada na entrada do Plenário da Câmara Municipal de Além Paraíba, em 22 de dezembro de 2010.
Essas homenagens eternizam o cidadão José Alves Fortes, que muitos serviços já prestou à municipalidade, seja como advogado, professor, vereador e como perfeito municipal, de 1970 a 1972.
A Fundação Educacional de Além Paraíba é um grande legado que Nair Fortes Abu-Merhy e José Alves Fortes deixam para o povo de Além Paraíba, ao longo de seus quarentas anos vem transformando a nossa sociedade.

Fonte: Jornal A Gazeta de 1957

3 comentários:

  1. Adorei conhecer parte da história do Companheiro (Rotary) Zezinho Fortes, uma das pessoas mais simpaticas,entusiasmadas e dedicadas que ja conheci. O companheiro Zezinho Fortes é um ilustre cidadão, um ilustre empreendedor, um ilustre Rotariano. Salve, Salve meu EGD preferido!
    VeraInez_Barbacena, MG

    ResponderExcluir
  2. Belíssima matéria, como sempre Mauro, de se lamentar apenas a mudança de nome da então Escola Estadual Edelberto Figueira, onde estudei por toda infância e pré-adolescência, Para Escola Municipal Jardim Paraíso, remetendo ao esquecimento a memória de tão ilustre mestre, em detrimento de um nome que já é do bairro e sem revelar nenhuma memória.
    Parabéns e um forte abraço.

    Wellington Júnior Silva

    ResponderExcluir
  3. Adorei a materia e parabenizar seu criador. Como Alemparaibano não poderia de expressar meu apreço pelo Prof.Zezinho Fortes que foi meu professor na CNEG e fui seu vizinho no Porto Velho.Hoje estou ausente a 43 anos de minha cidade mas, continua amando-a como se lá estivesse.

    ResponderExcluir