sábado, 15 de outubro de 2011

CORONEL JOSÉ D'ALMEIDA PIMENTA E MARIA DE JESUS PIMENTA - FAZENDA DA ARAPÓCA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes



A Família do Coronel José d’Almeida Pimenta e Maria de Jesus Pimenta na Fazenda da Arapóca - Além Paraíba, MG

Em 1 de outubro de 1933, foi publicada a “Bodas de Ouro” do Coronel. José d’Almeida Pimenta e Maria de Jesus Pimenta ocorrido em sua Fazenda da Arapóca em Além Paraíba.
A Fazenda da Arapóca é uma das cinco fazendas constituídas com terras da grande Fazenda Aventureiro, que pertencia aos herdeiros de Dona Maria Pimenta de Almeida Breves, foi hipotecada por seus netos, Luiz e Cecília, em 1889, ao credor Banco do Brasil.

Na publicação do Jornal Além Parahyba:
“Hoje, sentimo-nos contentes e jubilosos, recompensados.
É que temos de noticiar a comemoração da passagem das bodas de ouro de um casal ilustre que vem, radicado em nosso meio, dando sempre os mais robustos exemplos de retidão, amor, operosidade, compreensão de todos os deveres sociais e honrados, e a nossa pena se engalana de ufania e satisfação para, com sinceridade, enviar as mais 3efusivas felicitações ao coronel José d’Almeida Pimenta e a sua excelentíssima esposa Dona Maria de Jesus Pimenta.

Originários, ambos, do velho Portugal, aportaram em nosso país, sentido logo que erigiam aqui a sua segunda pátria.

Aqui no Brasil, se consorciaram e, pelo se trabalho honrado, incessante e persistente, conseguiram firmar-se numa situação invejável de bens materiais, conseguindo, ao mesmo tempo, se imporem à estima, a consideração e a veneração social pela sua fina educação, pela honestidade e pela sua comprovada lhaneza de trato.

Vivendo, embora modestamente, não descuraram, o Coronel Pimenta e sua excelentíssima esposa, da educação de suas filhas, que hoje são elementos primordiais em nossa sociedade e na sociedade carioca e são elas as excelentíssimas senhoras Adelaide Pimenta Alves, Armia Pimenta Cardoso da Silva, Josefina Pimenta Marques e Rosália Pimenta Pereira, esposas respectivamente, dos nossos amigos Abílio Herdi Alves e Antônio Cardoso da Silva, industriais, residentes no Rio de Janeiro, José Carvalho Marques, comerciante, aqui estabelecido e residente, e Dr. Mario da Cunha Pereira, engenheiro na Capital Federal.

Em comemoração tiveram inicio por uma Missa oficiada, em a Matriz de São José, às nove horas da manhã do dia 28 de setembro.

À tardinha, na confortável sede da fazenda da Arapóca, de propriedade dos homenageados, foi servido um opíparo jantar, seguido de fina mesa de doces.
A seguir, ao som do excelente jazz-band local, foi oferecido a sociedade alemparaibana um animado baile, que se prolongou até o dia seguinte.

A meia noite foi servida lauta ceia a todos os presentes, tendo sido feita, por essa ocasião, uma linda saudação ao Coronel Pimenta e sua excelentíssima esposa pelo Dr, Castello Branco.”


Foto da Fazenda da Arapóca tirada pelo cineasta Humberto Mauro

5 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Mauro. Estou encantada com tanta informação sobre a cidade de Além Paraiba.Sou filha de Júlia Dutra Vilela que é irmã de Terezinha Senra de Cerqueira e Maria das Dores Dutra Senra que residem nesta cidade e por sua vez são filhas de Pedro Dutra de Cerqueira e Isaurina de Oliveira Senra.(falecidos).Minha mãe vai ficar feliz em poder rever ainda que por fotografias as fazendas onde morou na infância. O seu trabalho é muito importante.Moro em Brasilia, mas amo Além Paraiba.Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nasci nessa fazenda a 48 anos, nunca mais voltei e agora pude rever através do seu trabalho uma parte importante do meu passado. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho! Por parecer ser de seu interesse, convido você a uma visita virtual pelo sítio eletrônico www.fazendasantainesrj.com.br, sobre uma fazenda histórica situada no Município de Miracema RJ.
    Att.
    Carlos Lopes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho. Por parecer ser de seu interesse, convido para uma visita virtual ao sitio www.fazendasantainesrj.com.br, sobre uma fazenda histórica em Miracema - RJ.

    Att;

    Carlos Lopes

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe morou nessa fazenda nos anos 40 e meu pai administrou. Maravilhosa!

    ResponderExcluir