quarta-feira, 11 de maio de 2011

ANGUSTURA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes



Em Angustura suas janelas deixam o tempo passar de uma maneira poética, onde a poeira do tempo se assenta em suas formas...Sendo humildes e ricas ao mesmo tempo, relembram histórias perdidas atrás das vidraças.Muitos já olharam o sol e a lua, pensando num futuro que já passou ou na tristeza do passado vivido.
Das janelas de Angustura se vê a igreja, seus padres e beatas, escondem anjos e querubins...A procissão passa pelas janelas, deixando o cheiro de velas e se espera a misericórdia de Deus.
Dessas janelas não se vê o trem, pois em Angustura, ele não chegou e há quem afirme que um dia ele vai chegar.
Mas se vê as montanhas, que já viram o café em flor...As noites, essas janelas escondem segredos e o medo de histórias que não se contam – da velha, do coronel, do escravo alforriado, da tia solteirona, dos filhos do padre...Quando chega a primavera, suas flores têm perfumes e em cada olhar tem cores que só existem por lá.Angustura, quanta saudade!

Texto adaptado de Marco Santos
Fotos de Mauro Senra em Angustura

6 comentários:

  1. Em Angustura viveu por muitos anos o casal Joaquim de Araujo Porto e Dona Edith,ele,irmão de meu avô,Alcebíades de Araujo Porto.Estive em Angustura quando jovem e,juntamente com minha mãe.Carmen de Araujo Porto Baptista e meu irmão mais velho,participei das comemorações das bodas de ouro do casal querido.Que saudade!...Nilson Magno Baptista,de São João Nepomuceno.

    ResponderExcluir
  2. Nilson Magno Baptista20 de maio de 2011 às 12:26

    Quando jovem estive em Angustura,participando das bodas de ouro de meu tio-avô Joaquim de Araujo Porto e sua esposa Maria da Glória Côrtes de Araujo Porto,(D.Nenê),filha de Eugênio Figueiredo Côrtes e Paulina de Araujo Côrtes.Tio Joaquim foi administrador da fazenda Boa Vista por cinco anos.

    ResponderExcluir
  3. Nilson Magno Baptista20 de maio de 2011 às 18:24

    Mauro,repeti o comentário porque na primeira vez,no dia 18,eu me enganei ao afirmar que o nome da esposa de meu tio-avô Joaquim de Araujo Porto era Edith (que na verdade era sua irmã).A esposa se chamava Maria da glória,na intimidade,Dona Nenê.Parabéns pelo belíssimo trabalho de ¨garimpagem histórica¨de nossa região.Sou de São João Nepomuceno e pertenço à Academia Sãojoanense de Letras,Artes e Cíências.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. epa, estou pesquisando sobre minha descendencia, e por aqui achei os filhos de um padre, em angustura.... esses sao os poucos dados que eu tinha, ou seja... e dai a minha descendencia, alguem sabe me dar mais informacoes sobre os filhos do padre, meu avo era neto do padre (com uma india?) quem puder me escreva
    Claudia
    cmfgarcez@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia tambem descobri que esse padre e meu tataravô. Sou bisneta da Candida que e mae do meu avô Augusto Ferreira casado com Antonieta Diniz Ferreira que era minha avÒ. Descobri por acaso este site sou de Alem Paraiba e moro em Leopoldina.Pena que meu pai ja e falecido para me exclarecer melhor os fatos.Abraços Marise

      Excluir
  5. Boa noite pode me informar se existe alguma familia com sobrenome Clemente, se estiver entrar em contato com 21 969092211, desde já agradeço

    ResponderExcluir