sábado, 29 de janeiro de 2011

ALÉM PARAÍBA – O TURISMO RURAL SUSTENTÁVEL COMO ALTERNATIVA ECONÔMICA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes


Vista da Pedra Menina

Fazenda Barra do Peixe - construída pelo lendário Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca

O turismo rural no Brasil é uma atividade emergente. De um lado temos o produtor rural – herdeiro de um patrimônio cafeeiro – com a necessidade de agregar valores buscando novas fontes de renda e de outro lado, temos um cliente urbano cansado de sua vida agitada na cidade grande, buscando o descanso na área rural como lazer.
Em Além Paraíba temos diversas propriedades rurais, enorme potencial de riqueza cultural e de paisagens naturais, onde podem ser desenvolvidas atividades ligadas ao turismo rural.

Fazenda Bom Retiro - construída pelo Cel. Oscar de Figueiredo Teixeira Côrtes

O turismo rural proporciona as comunidades rurais uma nova alternativa de desenvolvimento. Tendo como vantagem a utilização da mão-de-obra já existente no local que vem da agricultura e da pecuária.

Fazenda da Gironda

O turismo rural é um nicho do setor turístico que só agora começa a ganhar impulsos significativos. É um segmento novo, em fase de expansão no Brasil.
A principal função do Turismo Rural, na verdade é aproximar a sociedade urbana da natureza, promovendo o intercâmbio entre o homem do campo e o homem da cidade, desta forma o pequeno agricultor poderá revitalizar a zona rural e haverá uma melhoria da qualidade de vida, conservando os recursos naturais e reabilitando o patrimônio sócio-cultural.

Fazenda Fortaleza - Angustura

O turista sente necessidade de acordar cedo com o cantar do galo, tomar leite fresco da vaca ou cabra e se deliciar com os quitutes preparados em um fogão à lenha, de andar descalço sentindo o cheiro da terra molhada, tomar um refrescante banho de cachoeira, descansar sob a sombra de uma árvore e provar aquela comidinha típica caseira ou ainda bebericar uma aguardente dos alambiques da roça.

Fazenda do Castelo - construída pelo Barão de Guararema

Temos ainda em nossa região, um legado super importante da sociedade cafeeira do século dezenove, as fazendas com suas casas testemunham um tempo em que os saraus eram animados por músicos e cantores líricos trazidos de trem diretamente da Corte e as famílias mais ricas buscavam diretamente na Europa os sinais do luxo. Várias sedes de fazenda estão em ruínas e algumas ainda mantêm toda sua imponência e beleza, sem perder os traços do período colonial.

Fazenda Ouro Fino - retuto dos Almeida Magalhães

Em nossa região o interesse nessa área já começou a se manifestar, na vizinha cidade de Santo Antônio do Aventureiro, já possui dois hotéis fazenda, como é o caso da Fazenda Córrego Grande e da Fazenda do Serrote, representantes do auge da cafeicultura na região, que foram completamente restauradas.



Fazenda da Conceição - Distrito de Angustura

Fazenda da Conceição - Localidade do Aterrado









Fazenda da Roça de Dentro e Fazenda da Cachoeirinha - Localidade de Marinópolis



Fazenda da Boa Vista em Santo Antônio do Aventureiro - construída pelo sesmeiro Manoel Alves Garcia

Fazenda do Lordelo, que pertenceu ao Marquês do Paraná, do outro lado do Rio Paraíba - no Distrito fluminense Jamapara - Sapucaia

Fazenda do Serrote - Santo Antônio do Aventureiro

Interior da Fazenda Arapoca - Além Paraíba, MG

Ponte Preta - Rio Paraíba do Sul - Além Paraíba, MG

5 comentários:

  1. Mauro parabéns pelo lindo trabalho que, com certeza estarei dando-lhe créditos em meu blog.
    Venha me visitar:
    http://professoramarciavaleria.blogspot.com/
    Beijinhos...PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o turismo rural está em alta e é uma ótima idéia. Em Além Paraíba e adjacências o que não faltam são as fazendas.E o mais interessante é que apesar de boa parte datar do período colonial não são tão semelhantes entre si como as de Vassouras, por exemplo, onde o turismo rural salvou a cidade.

    ResponderExcluir
  3. pena q os lugares + bonitos de alem paraiba estão geralmente em areas particulares ou de certa forma com " dificil acesso" haja vista q a maioria estão em areas rurais .....mesmo assim valem a pena conhece -los ;´so um simples comentario ; acho q a secretaria de turismo esporte e laser do municipio deveria divulgar e tornar esses lugares mais acessiveis aos moradores ( alem paraibanos ) e aos turistas tbm , criando parcerias com os proprietarios ;infelizmente esses lugares na maioria das vezes são desconhecidos da população .....gostaria tbm de saber onde e o nome dessa linda cachoeira , se fica aqui mesmo em alem paraiba ? desde ja parabens , trabalho fora e uso o seu blog como meio de divulgar as belezas de nossa terra tao amada por nós e abençoada pelas mãos de DEUS .... um forte abraço, abraço alem paraibano .

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mauro, parabén pela matéria. Como gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras formado pelos municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Leopoldina e Recreio, tomei a liberdade de divulgar em nosso blog para assim fomentarmos o turismo na região. Caso tenha alguma objeção, estou a disposição pelo e-mail serrasecachoeiras@gmail.com No contrário, fico a disposição para divulgar outras matérias do município em nosso blog: serrasecachoeiras.blogspot.com Att, Thais Lima

    ResponderExcluir
  5. Roseli Riberto Schettino15 de maio de 2011 15:27

    Oi Mauro,parabéns pelo blog,fico muito feliz e orgulhosa por você;e claro pela minha terra tão amada;Sto Antônio do Aventureiro e Além Paraiba claro,afinal ai eu nasci.
    Obrigado pela sua atençao e carinho.Adorei a matéria.Lembro-me sempre deste poema...
    MINHA TERRA TEM PALMEIRAS ONDE CANTA O SABIÁ AS AVES QUE AQUI GORGEIAM NÃO GORGEIAM COMO LÁ...

    ResponderExcluir