quinta-feira, 19 de março de 2015

FAZENDA FORTALEZA - UM PATRIMÔNIO PRESERVADO NO SERTÃO DE ALÉM PARAÍBA

Por mauro Luiz Senra Fernandes



Revisitando um dos períodos de maior riqueza de nossa história - o ciclo do café, podemos vivenciar, o estilo colonial característico do Brasil e do Vale do Paraíba do século dezenove.

Esse apogeu proporcionado pelo café, trouxe mutos benefícios para a nossa cidade e região: a ferrovia, construção de igrejas, escolas, energia elétrica, industrias, etc.

A Fazenda Fortaleza representa muito bem essa época de riqueza, fundada pelos descendentes do pioneiro Capitão Valeriano Manso Monteiro da Costa Reis e Luíza Thereza Diniz, que vem preservando a fazenda e a casa grande por muitas gerações até os dias de hoje.

O Capitão Valeriano Manso da Costa Reis, nascido em Ouro Preto e casado com Anna Ricarda Marcelina de Seixas em 26 de novembro de 1788 em Ouro Preto. O capitão Valeriano tinha como cunhada Maria Doroteia Joaquina de Seixas, Marília do Dirceu, musa do poeta Thomaz Antonio Gonzaga. No autos da devassa, o Cap. Valeriano é citado, tendo atuado no mesmo regimento de Tiradentes. 



Antigo terreiro de café da Fazenda Fortaleza
Integrantes da família e antigos proprietários da fazenda.

Momentos históricos que demonstram todo apogeu cafeeiro em nossa região

A Fazenda Fortaleza - um belo exemplo de preservação





3 comentários:

  1. Já fui nessa fazenda minha tia trabalha la

    ResponderExcluir
  2. Fazenda fortaleza lugar lindo fazenda linda já fui lá mas de três vezes minha tia trabalha la

    ResponderExcluir
  3. Mauro Senra, vc tem livros publicados sobre is imigrantes italianos de Além Paraíba? Diga-me onde comprá-los. Obrigada!

    ResponderExcluir