domingo, 15 de fevereiro de 2015

ANTONIO TEBET – O seu Falecimento...1954

Por Mauro Luiz Senra Fernandes




Com a morte de Antonio Tebet perde o Município de Além Paraíba um dos mais expressivos homens, daqueles da velha têmpera de caráter que aqui aportou vindo do Oriente, e formaram famílias modelos.

Doente há mais de dois meses, quando a saúde fora sacudida pelo mal insidioso – ele que, ultimamente, residia na Capital da República (Rio de Janeiro). Transportou-se para a cidade, a cidade em que ele criara essa benquista família Tebet – para aqui morrer. Esse era o seu desejo.

Tão logo correu a infausta notícia, a "urbs" se movimentou. E o comércio cerrou as suas portas. Foi gente de todos os lados, renderem homenagem ao velho Tebet, que ia partir. A casa de Dona Latife Tebet Peracio, dileta esposa do digno Oswaldo Peracio, foi pequena para conter os que ali rezaram a prece da saudade.

O seu enterro, no Cemitério do Santíssimo, foi acompanhado por todo o nosso povo.

A beira do seu tumulo, em sentida despedida, discursou o amigo da família, Antonio Martins Fortes, em nome da cidade.

“A Gazeta”, que venerou sempre a figura altiva de Antonio Tebet, participa do luto da família e se inclina respeitosa, à sua memória.


Aos seus filhos, esses valorosos moços que seguem a rota do Tebet invulgar, enviamos as nossas condolências: Dona Maria José Tebet, esposa do farmacêutico José Alves Coutinho, residente no Rio de Janeiro; Dona Latife Tebt Peracio, esposa do Sr. Oswaldo Peracio, comerciante e proprietário em nossa cidade; Dr. Abraim Tebet, advogado e jornalista, casado com Dona Edwiges Magalhães Tebet, residente na Capital Federal; Guilherme e Antonio, funcionários da firma Odir Peracio & Cia, em Manhuaçu; Dona Adma Tebet do Carmo, esposa do Sr. José Pinto do Carmo, residente na Capital Federal; Wander, protético, casado com Dona Noemi Tebet, morador no Rio de Janeiro; e Elza, alta com funcionária da Empresa de Propaganda Standard, também moradora no Rio de Janeiro. Era ainda irmão do Sr. Miguel Tebet, acatado comerciante local.

Casa Comercial do imigrante libanês Antonio Tebet - atual Edifício Peracio, na 
Rua Adão Araújo em Porto Novo - Além Paraíba MG 

O irmão Miguel Tebet

O irmão Josefe Tebet
Fonte: Jornal A Gazeta - 1954

Nenhum comentário:

Postar um comentário