quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BAIRRO DAS OFICINAS - VILA LAROCA...ALÉM PARAÍBA MG

Por Mauro Luiz Senra Fernandes



Liceu Operário



"A moldura deste retrato em vão prende suas personagens. Estão ali voluntariamente, saberiam - se preciso - voar". Drummond

"O retrato não me responde, ele me fita e se contempla nos meu olhos empoeirados." Drummond

O passado do bairro operário das Oficinas - atual Vila Laroca - Além Paraíba - Minas Gerais

4 comentários:

  1. A manifestação da história de um povo ou de um lugar é a forma mais legítima de manter vivo, povo e lugar. Por oportuno, gostaria que publicada em mais sobre o nome da Vila. Por que Laroca? Foi uma família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laroca foi sim, e ainda é uma família que cresceu em além paraiba, originários de Padula na Itália, existe também a rua Miguel Laroca (meu bisavô Michelle Laroca). A família tinha comércio e imóveis onde hoje é a vila Laroca, não sabemos ao certo quando a região recebeu o nome em homenagem e nem qual foi o motivo, estamos pesquisando a respeito. Obrigado pelo interesse.

      Excluir
  2. Olá, Laroca foi e é sim uma família, originalmente é La Rocca, mas devido as imigrações da época acabaram trocando o sobre nome. Não sabemos ao certo qual foi o motivo da homenagem, mas estamos pesquisando. A origem da família Lá Rocca é de Padula na Itália, agradeço pelo interesse. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Minha sogra nasceu em Além Paraiba na Vila Laroca em 1932, Leda Cafiero , filha de João Cafiero e Jacira Cafiero. Ela lembra do lugar c muito carinho.

    ResponderExcluir