sábado, 19 de julho de 2014

MOVIMENTO INTEGRALISTA EM ALÉM PARAÍBA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes


Nos anos 30, surgiu o Integralismo Brasileiro. Diferente do seu inspirado francês e português, era republicano - predominantemente inspirado pela Doutrina Social Católica, sendo o seu principal orientador e líder Plínio Salgado.

No Brasil, teve forte influência durante o período em que o Presidente Getúlio Vargas esteve pela primeira vez no poder (1930-1945) e inicialmente deu sustentação a seu governo. Vargas, porém, não se revelou o que os Integralistas esperavam. Assim, tentaram dar um golpe - o "Levante Integralista" em 10 de maio de 1938, mas fracassaram e diversas lideranças foram presas, assassinadas e exiladas.

O movimento se expandiu e teve um expressivo núcleo em Além Paraíba, só se desenvolvendo em 1938. Na fotografia, os "camisa verde" como eram chamados, se vê no centro Jorge Sahione Filho e atras, em pé no estribo do automóvel, o pecuarista e advogado Waldyr Villela Pedras.
   

A Diretoria do núcleo Integralista de Além Paraíba, em sua sede e entre seus diretores, Jorge Sahione Filho e Waldyr Villela Pedras. O menino que esta na fotografia fazia parte do grupo infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário