sexta-feira, 13 de julho de 2012

BARONESA DE GUARAREMA - FRANCISCA DE SOUZA MONTEIRO DE BARROS E ELISEU VISCONTI




Barão e Baronesa de Guararema
 


Dona Francisca de Souza Monteiro de Barros, Baronesa de Guararema por seu casamento com seu tio materno, Luís de Souza Breves.

Era filha de Miguel Eugenio Monteiro de Barros e Maria Eugenia de Souza Breves. 

De seu casamento, não foi gerado filhos e segundo fonte oral, o Barão de Guararema deixou vários filhos na senzala. 

O Barão de Guararema foi um grande comerciante de café na capital do império, era filho de Luiz de Souza Breves e de Maria Pimenta de Almeida Breves e foi agraciado com o titulo de Barão de Guararema em 15 de junho de 1881.

A Baronesa era amante das artes e é considerada uma das primeiras mecenas da burguesia brasileira.

A Baronesa era uma pessoa muito doente e viajava frequentemente para a Itália para tratamento de saúde, numa de suas viagens, conheceu o futuro pintor Eliseu D’Ângelo Visconti e convenceu a sua família a deixá-lo a estudar desenho e pintura no Brasil.

Visconti nasceu na região italiana da Campânia em 30 de julho de 1866, filho de Gabriele D’Ângelo e Cristina Visconti, foi um pintor, desenhista ítalo-brasileiro e considerado um dos mais importantes artistas brasileiro.

Chegando ao Brasil entre 1873 e 1875, em companhia de sua irmã Marianella Visconti. Seu irmão Afonso e sua irmã Maria Anunciata já viviam no Brasil e seu irmão Tobias falecera de febre amarela, doença contraída aqui. Eliseu Visconti, desejou estudar música e em 1884, trocou a musica pela pintura no Liceu de Artes e Ofícios e na Academia Imperial de Belas Artes. 

Segundo seu filho Tobias, Visconti inicialmente se instalou em Além Paraíba, depois na cidade fluminense de Sapucaia, onde a família Breves possuía muitas propriedades.

 O Barão de Guararema faleceu em Além Paraíba, MG, aos 82 anos, no ano de 1910, sendo sepultado no Cemitério da Irmandade do Santíssimo. A Baronesa faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro de 1899, sendo sepultada no Cemitério da Ordem do Carmo. 


Fazenda Castelo - Além Paraíba MG
                                                    Fazenda Castelo - Além Paraíba MG

 O menino Eliseu Visconti e sua irmã Marianella - 1880
 A maturidade de Eliseu Visconti - 1930


Réplica do pano de boca do Theatro Municipal do Rio Janeiro pintado por Visconti em Paris

2 comentários:

  1. Moro nesta rua que legal.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Mauro,
    Poderia me ceder os créditos da primeira imagem deste post, da baronesa de Guararema? Agradeço antecipadamente
    Márcia C. Oliveira

    ResponderExcluir