terça-feira, 22 de outubro de 2019

SANTO ANTONIO DO AVENTUREIRO UM PATRIMÔNIO DO PERÍODO CAFEEIRO DO BRASIL

por Mauro Luiz Senra Fernandes



  
Patrimônios preservados
 

Patrimônio demolido
 
Santo Antonio do Aventureiro é um município que se emancipou de Além Paraíba nos anos sessenta, possuí um acervo histórico e monumental muito importante do período cafeeiro da história do Brasil - que está sendo preservado através da tradição e da perseverança de seu povo e de movimentos, como também se perde alguns por falta de uma política que valoriza realmente a história regional.


A cidade possui um casario colonial belíssimo da época do café, período importante da história do Brasil e do Vale do Paraíba. As autoridades municipais daquela localidade devem ter um olhar mais atento e mais critico nas construções em torno destes casarios, de não deixar se descaracterizar este acervo que vem sendo preservados  com tanto sacrifício pelos seus proprietários.

Não é minha proposta filosófica ficar apontando atitudes incorretas, mas o papel de um agente histórico é de valorizar, conscientizar e de defender a ideia de preservação deste tão importante patrimônio que Santo Antonio do Aventureiro possui e que todos devem se orgulhar.

 

  
Fazenda São Geraldo
Fazenda Velha
Fazenda São Cristovão
 Fazenda São José
 Fazenda Rochela
 
Fazenda da Estiva
 Fazenda Córrego Grande
 Fazenda São Pedro
 Fazenda da Reforma
Fazenda Boa Vista
Fazenda do Serrote 
 Fazenda Boa Esperança

 Casarão dos Mello - Alto da Conceição
 
Pedra Menina - Distrito do Alto da Conceição
Patrimônio demolido
 Fazenda Terra Corrida - patrimônio em risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário