quinta-feira, 31 de outubro de 2019

ALÉM PARAÍBA HISTÓRIA MAURO SENRA -A FORMAÇÃO DO MORRO DA CONCEIÇÃO EM ALÉM PARAÍBA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes.






 

 

  

 

 
 
 
 

 
 


 
 






 


 

O Morro da Conceição é tão antigo quanto o Bairro de Porto Novo e é uma região de tanta importância histórica e arquitetônica como São José e Porto Novo. Terras pertencentes ao Coronel Luiz de Souza Breves – primeiro prefeito do município de São José de Além Parahyba.

A origem de seu nome deve-se a uma pequena capela em homenagem à Nossa Senrona da Conceição,  construída no alto da ladeira do morro, onde o Cel Breves e sua esposa Dona Maria Clara de Moraes Breves em 11 de novembro 1885, fez a doação do terreno para edificação da centenária Capela – inicio das obras em março de 1885, tendo sido concluída em 30 de novembro de 1893 e entregue ao culto em 2 de novembro de 1893.
Coronel Luiz de Souza Breves -
Cecília Clara Moraes de Souza Breves, casada com o Dr. Alfredo Magno de Almeida Rego.

A imagem foi uma oferta da Sra. Zeferina Marcondes Carneiro Leão - Baronesa do Paraná, conforme fonte oral - Ladyr Leite José Maria, a imagem da santa saiu da Fazenda do Lordello  em direção a igreja, quando ia atravessar a ponte, caiu um grande temporal  em Porto Novo e as pessoas acreditaram que a Nossa Senhora da Conceição não queria sair da fazenda.

  Baronesa do Paraná e o altar original da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Marco da ocupação inicial foi portugueses da Madeira e negros livres que deixaram as fazendas após a abolição para trabalharem nas Oficinas da Leopoldina Railway e nas futuras fabricas de Papel e Tecidos construídos no entorno do morro.


Infelizmente na atualidade, tanto as Oficinas da Leopoldina Railway e as fabricas de Papel e Tecidos estão em processo de abandono e destruição, que vem prejudicando economicamente a vida dos moradores do bairro pela falta de ofertas de trabalho para as novas gerações.

 Chácara da família Fernandes da Silva, na Rua Cecília Breves 51 - Ladeira Carlos Gomes e a residência dos Castro Netto

 Residência da Família Cruz na Rua Bias Fortes

  
Seu modo de vida é particular de diversidade, após o Bairro de Porto Novo foi se tornando industrial, o Morro da Conceição foi crescendo, instalando pontos comerciais, vendas de secos e molhados, bares com vida noturna e boemia e surgiram os bordeis onde suas moradoras foram se adaptando ao modo de vida e as transformações urbanas ao seu redor.

Várias são as construções erguidas sobre o Morro da Conceição possuem valor histórico, constituindo-se de chalés centenários e de vilas operárias. A Rua Cecília Breves e Bias Fortes e a Ladeira Carlos Gomes destacam-se pela singularidade e aparência portuguesa, testemunhas do passado da cidade. 

No sopé norte do morro, encontra-se a chácara do herói da Revolução de 1930 – o Sargento Batista, conforme fonte oral, também havia um antigo e abandonado cemitério de escravos.

Com o predomínio de afrodescendentes, o samba e a musicalidade foram deixando marcas profundas na cultura alemparaibana, surgindo agremiações que se mantém e resistem até os dias de hoje como: a Escola de Samba União da Colina, Escola de Samba Planeta II, o Bloco de Sujo Os Cobras... As famílias foram se entrelaçando e emergindo grandes clãs responsáveis por manter essa tradição.


 Manoel José Leite e sua esposa Felisberta Maria da Conceição - formaram uma das famílias tradicionais do bairro, proprietários de uma bela chácara ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição  - no bairro possui uma rua com o seu nome - "Rua Manoel José Leite". Os filhos Nasarina, Sebastião e Carminha - Matilde Leite da Silva


Luiz Tindó, sua esposa Júlia e sua filha Almerinda, que casou-se com o português Manoel Gonçalves Ribeiro (também nome de rua no bairro).
A parteira Dona Ambruzina Fernandes de Souza, considera a grande mãe do Morro da Conceição. 


O samba e a musicalidade foram deixando marcas profundas na cultura alemparaibana.

Desfile da Escola de Samba União da Colina nos anos 70 no Porto Novo

Mario de Souza Marques Filho - "Bom Crioulo" ou "Noite Ilustrada"


A professora e ex-diretora da Escola Estadual São José Aparecida de Sá e a sua mãe Juracy de Sá 

 Aqui se destacou Mário de Souza Marques Filho, nascido na cidade mineira de Pirapetinga - em 10 de abril de 1928, mais conhecido por “Bom Criolo” e depois como “Noite Ilustrada”, foi um cantor criado no Morro da Conceição, compositor e violinista brasileiro, onde o jovem Mário começou a carreira de violonista.

 Festa de casamento de Aparecida Costa Amaral e Geraldo Malaquias dos Santos

 As senhoras Maria Ismênia Quintão de Souza Vanini, Elisa Pinto da Cunha Lemos e Eny Ferreira Cunha.

Igreja Nossa Senhora da Conceição
Primeira Comunhão dos Pobres na Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Divisão de Classes.

Momento social da comunidade do Morro da Conceição no Minas Clube

Momento de confraternização na residência de Daniel Reis e amigos.


 Momento social da comunidade do Morro da Conceição no Minas Clube, a coroação da Rainha do Sport Club Colina Carmem Lucia Custódio dançando a valsa com o Prefeito Municipal Edson Esquerdo - anos 60/70

Lucia Gonçalves, a Rainha do Spot Club Colina Carmem Lucia Custódio e Sandra Fernandes Ribeiro

 
 Confraternização entre as famílias nos anos 70.

.
Momento social o Baile das Debutantes no Colinão com o Conjunto Vanguarda, anos 70.
 
 O talentoso cantor Jorge Gonçalves Ribeiro. 

  A Escola Municipal Alchides Baranda


O Centenário Sitio Santa Mônica, onde suas matas foram destruídas, mudando o clima do bairro, destruindo a fauna e a flora
 e no lugar um grande projeto imobiliário no bairro.

 
 Senhoras devotas, faziam caminhadas  nas manhãs de inverno até a gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Sitio Santa Mônica e faziam orações.





























7 comentários:

  1. Muito bom Mauro Senra,estås fazendo um bom trabalho! Parabéns,do amigo Doca Brandão

    ResponderExcluir
  2. Amei ver mais da minha amada cidade natal, Morro Nossa Senhora da Conceição, igreja onde fui batizada, crismada e fiz minha primeira comunhão.primeira foto da abertura com meu pai OSWALDO CUSTODIO.Obrigado pelas belas lembranças.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver as fotos de meus amigos de infância,tios, primos e vizinhos inesquecíveis. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom conhecer a história do nosso querido Morro da Conceição. Amei as fotos. Lá estão meus tioAmei!!!s, primos,amigos de infância e nossos queridos vizinhos inesquecíveis como a dona Nini,dona Ladir e dona Tilinha.!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!!!Fiquei muiito feliz,meu amigo vc é demais,na minha casa tem 6 gravuras e 2 pinturas suas ainda vou ficar ricar com o seu talento, obrigada, obrigada e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Amei, Maurinho! Que delícia ver meus vizinhos, amigos e família neste álbum. É emocionante!

    ResponderExcluir