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sexta-feira, 3 de abril de 2015

THE LEOPOLDINA RAILWAY COMPANY LTD & ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA

Por Mauro Luiz senra Fernandes



                            




Estação de Paquequer e Mello Barreto

As oficinas em Além Paraíba



Em 2 de agosto de 1871 chegou ao povoado de Porto Novo do Cunha a primeira locomotiva, onde se estaciona o km 24, que daquela hora em diante transformou-se num monumental armazém de café.
Nesse mesmo ano foi autorizada a construção de uma estrada de ferro que, partindo de Porto Novo do Cunha, fosse até a cidade de Leopoldina.

O decreto imperial de 27 de março de 1872, concedeu ao engenheiro Antonio Paulo de Mello Barreto, autorização para organizar uma companhia para construir aquela estrada. As três primeiras estações em 8 de outubro de 1874 foram abertas ao tráfego com a inauguração de São José, Pântano e Volta Grande. Nesse dia compareceu  S.M.o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva.

Em 1897 foi organizada em Londres a The Leopoldina Railway Company Ltd, que começou a funcionar no Brasil no ano seguinte, chamando para si todos os bens e empreendimentos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina.

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