Por Mauro Luiz Senra Fernandes
Ele nasceu na Fazenda Boa Altura, no município de Jaguaribe Mirim, no alto sertão do Estado do Ceará e pertencia a uma das mais importantes famílias de seu Estado Natal.
Ordenou-se padre em 7 de julho de 1888, Carlos Fernandes da Silva Távora foi Sacerdote em Além Paraíba de 1897 a 1918 quando foi transferido para a cidade mineira de Juiz de Fora, em substituição aos padres alemães que, neste posto, se encontravam por ocasião da I Grande Guerra.
Graças às virtudes e talentos que ornavam a sua pessoa, em 1920, tornou-se o primeiro Bispo de Caratinga.
Foi um vigário de forte personalidade e muito ativo, ficou conhecido como Dom Carloto e cuidou da Paróquia de São José de Além Paraíba com muito zelo.
Nunca gostou de misturar política com a religião e que a religião deveria ficar sempre acima das competições pessoais.
Um marco que existe até os dias atuais em Além Paraíba, são as palmeiras que existiam e algumas que resistem até ao tempo em frente à Igreja Matriz de São José, que foram plantadas por ele e que sempre foram chamadas de “Palmeiras de Dom Carloto”.
Em 1933 ele foi vitima de um desastre de automóvel, na Rua Marquês de Abrantes,no Rio de Janeiro, próximo a residência de seu irmão, Dr. Belizário Távora, onde se achava hospedado, veio falecer no dia 27 de novembro de 1933.
O corpo do ilustre príncipe da Igreja Católica foi encomendado por S. Eminência Dom Leme e foi sepultado no Cemitério São João Batista, no município do Rio de Janeiro.
Praça Cel. Breves, onde se vê a Igreja Matriz de São José e as Palmeiras de Dom Carloto
Dom Carloto Fernandes da Silva Távara era tio de Juarez do Nascimento Fernandes Távora - foi um militar e político brasileiro, filho de sua irmã Clara Fernandes da Silva Távora e Joaquim Antônio do Nascimento.
Em 1954 foi um dos líderes da articulação política que resultou no suícidio de Vargas, no ano seguinte candidatou-se a presidência da República pela UDN perdendo nas eleições para Juscelino Kubitschek
As Palmeiras de Dom Carloto em Além Paraíba
Fonte: Diocese de Caratinga: 94 anos, Jornal Além Parahyba de 3 de dezembro da 1933 e a Revista Comemorativa do Centenário da Matriz de São José
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Boa tarde! Porque não estou conseguindo encontrar nada sobre a familia curtir larcem ou Larcem curtir que também foram donos da fazenda Conceição e de uma olaria de tijolos em Tapijara ai em Alem Paraiba mg acho que tinham também algo a ver com uma ceramica d' angelo por favor me ajude família sr Roberto larcem curtir sr Gilda filhos Alice Eugenio e Angela o sr não tem nada sobre eu preciso encontrar alguém deles que ainda esteja vivo
ResponderExcluir