Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A PRIMEIRA VIAGEM, A PRIMEIRA LOCOMOTIVA EM PORTO NOVO CUNHA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes



Além Paraíba- Estação de Porto Novo - Acervo de Mauro Senra



Quando em dois de agosto de 1871 chegou ao povoado de Porto Novo do Cunha a primeira locomotiva, o quilometro da progênie de Chan localizado onde estaciona o km 240, se metamorfoseou daquela hora em diante num monumental armazém de café.

São milagres da invenção de George Stephenson, um engenheiro inglês que, em 25 de julho de 1814, experimentou sua primeira locomotiva “Blucher”: “onde chega a locomotiva aparece o progresso.”

O povoado, impulsionado pela situação vantajosa em que ficara como centro de exportação da famosa rubiácea, viu quase da noite para o dia o aumento de sua população, o desenvolvimento do seu comércio e da sua lavoura, que se tornou cada vez mais importante, elevando-se a 428 o número de estabelecimentos agrícolas, alguns afamados até nossos dias, como os dos barões de Guararema, São Geraldo, Paraná e os comendadores Antônio Moraes e Simplício José Ferreira da Fonseca.

E teve solução de continuidade o progresso do povoado desde 1871 para cá.